Item coringa, o blush é o responsável por ajudar a tirar aquela aparência de palidez na pele, deixando o rosto com um aspecto mais saudável. Da cor intensa ao tom neutro, ele ajuda e muito na hora da maquiagem.
Porém, é comum ter dificuldades para acertar o tom. O que fica bom em uma pele pode ser um desastre em outra. A Revista Claudia selecionou algumas dicas de como achar o blush ideal. Confira:
Para pele clara: para um aspecto natural, escolha os tons pastel. Cores como bege, pêssego ou até a cor cereja dão uma aparência iluminada e saudável. No caso das ruivas, uma dica é abusar dos tons terrosos.
Para negras de pele clara: essa cor de pele apresenta uma tonalidade entre a branca e a negra retinta. As mulheres negras com tom mais claro de pele devem apostar no alaranjado e nos tons de terra, dourado e bronze, realçando a pigmentação da pele.
Para negras de pele escura: as cores vinho e marrom ficam perfeitos para esse tipo de pele, sempre com um leve dourado no fim.
Para orientais: devem preferir tons rosados, com pigmentos em bronze e marrom, pra dar o ar saudável desejado.
Você também deve prestar atenção no formato do seu rosto. O jeito como o blush é aplicado conforme cada formato também é fundamental.
Rosto oval: aplique abaixo das têmporas em direção ao canto dos lábios.
Rosto redondo: quer suavizar sua fisionomia? Aplique na parte mais funda da maçã do rosto, esfumando em direção à bochecha.
Rosto quadrado: concentre na parte mais funda da maçã do rosto e fique com um aspecto mais feminino.
Rosto triangular: aplique o produto partindo da parte próxima a orelha em direção ao nariz, dando volume às bochechas.
Além da cor, você pode escolher o acabamento do seu blush. O opaco é somente de um tom, já o brilhante dá um toque cintilante e iluminado na sua pele, sendo ótimo também para fazer o contorno do rosto.
O blush cintilante é ideal para quem gosta de brilhar à noite, sendo o opaco o melhor amigo do dia-a-dia. Quer usar brilho de dia também? Tá liberado, mas com moderação.
Nas épocas ensolaradas fica mais complicado escolher o tom do blush, pois dificilmente a pele fica 100% natural, dando espaço ao bronze diário. Nesse caso, substitua o blush pelo pó bronzeador e garanta seu efeito "praia".