A pele é fundamental à saúde do indivíduo, e embora a exposição ao sol traga benefícios, auxiliando na produção de vitamina D e garantindo a absorção de cálcio nos intestinos; o excesso pode trazer complicações para a saúde e a estética do corpo, causando queimaduras solares, entre outras complicações. Além disso, o acúmulo da radiação durante a vida causa reações tardias como: envelhecimento cutâneo, manchas e as alterações celulares que, através de mutações genéticas, predispõem ao câncer de pele.
Acostumada a atender pacientes desavisados, a cirurgiã plástica, Daniela Zavatini, alerta sobre os riscos da exposição solar. "No verão, devemos evitar tratamentos agressivos à pele, já que eles podem resultar em manchas desagradáveis. Caso elas já tenham se instalado, o cuidado deve ser redobrado. Uma grande aliada no combate às manchas é a vitamina C" – resume.
Quelóide
Ainda segundo a cirurgiã, pessoas que possuem quelóide (cicatrizes de coloração violácea, que invade os tecidos vizinhos como um tumor), devem evitar ao máximo, a exposição solar. Mais comum em negros e orientais, estas lesões costumam aparecer no colo, nas costas e nas orelhas. "O tratamento do quelóide muitas vezes é difícil, sendo frequente o seu retorno. A retirada cirúrgica deve sempre ser acompanhada de outros tratamentos, como infiltração de corticosteróides, compressão ou radioterapia" – conclui.
Tatuagem
Já para aqueles que gostam de exibir seus corpos tatuados, precisam abusar do protetor solar, já que a exposição aos raios ultravioletas pode danificar a coloração da tatuagem de forma irreversível. Por isso, os cuidados com a manutenção da tatuagem devem incluir loção hidratante e bloqueador solar.
Além disso, os hábitos alimentares também podem colaborar para quem quer curtir o verão com saúde e ficar com uma bela aparência. Alimentos ricos em ferro como verduras escuras e fígado, atuam principalmente na fabricação das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio, evitando os inchaços desagradáveis do calor excessivo. Castanhas são ricas em zinco ajudam no processo de renovação celular, já a abobora e a cenoura possuem grande quantidade de vitamina A e C, que ajudam na cicatrização e colaboram com o bronzeado. Mesmos com todas essas dicas, a cirurgiã reforça que é preciso evitar a exposição solar entre 10h e 16h (Fonte: www.clinicazavatini.com.br)