Você tem uma tatuagem e gostaria de apagá-la? Fez no momento de empolgação, sem pensar muito e acabou se arrependendo? Mudou seu estilo de vida e não se identifica mais com o desenho?
Atualmente, o laser é a forma mais utilizada por médicos para remoções de tatuagens em todo o mundo. Mas um creme formulado por um pesquisador da Universidade de Dalhousie, em Halifax, no Canadá, promete acabar com esse procedimento tão dolorido e caro.
O Phd Alec Falkenham, de 27 anos, é responsável pelo medicamento. De acordo com ele, o creme age da seguinte maneira: quanto a tatuagem é feita, a tinta é inserida em uma camada mais superficial da pele, tendo como resposta um processo inflamatório. Os macrófagos são as células que absorvem a tinta, fazendo com que a tatuagem se torne permanente e visível na pele.
Quando aplicado, o creme age nos macrófagos que não foram preenchidos. Estes os consumirão e os substituirão aos poucos, apagando o desenho. Ainda não é possível saber quanto tempo a tatuagem vai demorar para sair.
Por enquanto, os testes estão sendo feito em orelhas tatuadas em porcos. Ainda não há data para que o produto saia no mercado. O cientista, porém, garante que o preço será bem acessível, em torno de US$ 5.