Quando chega o Natal e o Réveillon, muitas pessoas querem deixar de lado a correria cotidiana – o que inclui qualquer tipo de compromisso. Porém, o educador físico e personal trainner, Givanildo Matias – idealizador da rede de academias especializadas em emagrecimento, Hiit 20 – faz um alerta: Quem faz atividade física com foco em emagrecimento não pode deixar de lado os treinamentos nem mesmo nesta época do ano.
O especialista lembra que é importante manter a rotina de treinos no final do ano porque há uma combinação de duas situações bem prejudiciais para quem está num processo de emagrecimento e tem na atividade física uma aliada: o aumento da ingestão calórica, incluindo o consumo de bebidas alcóolicas, e a diminuição do gasto calórico – porque, normalmente, as pessoas param de treinar. "São situações que podem ter como consequência aumento de peso e alguns prejuízos fisiológicos".
Quem treina regularmente, vai obtendo o que chamamos de progressão do treino, ou seja, avanços visíveis no organismo como um todo. Já está comprovado que, após dez dias sem treinar, o corpo perde flexibilidade, diminui sua capacidade cárdio-respiratória e até a massa muscular é afetada. "Quem quer emagrecer ou conquistar hipertrofia muscular, precisa manter a rotina e disciplina nos treinos em qualquer época do ano", comenta.
Para o personal, o ideal para quem viaja nestas festas é pedir orientação a um profissional para que ele adapte o treino que já é feito usando o peso do corpo ou acessórios como cordas e elásticos, por exemplo. Nem sempre será possível fazer as mesas coisas, mas é importante manter a frequência média de treino apesar das férias e das festas.