Moda e Beleza

Pele merece cuidados especiais durante a gestação

03 dez 2009 às 09:41

Desde o início da gestação, o corpo da mulher passa por transformações imunológicas, metabólicas, endócrinas e vasculares, responsáveis pelas alterações de humor, inchaço nas pernas e manchas na pele. Além disso, as grávidas estão sujeitas ao aparecimento de acne e estrias, que demandam cuidados especiais.

"Os distúrbios da pigmentação afetam 75% a 90% das gestantes e decorrem de alterações hormonais. É comum um aumento da pigmentação nos mamilos, aréolas, axila, virilha, cicatrizes e na linha média abdominal, consequência da ação do estrógeno, progesterona e MSH", explica a médica esteticista Elisabeth Correa Jacob, da Beltà Medicina & Estética.


Segundo ela, as manchas na região central da face acometem de 50 a 70% das gestantes, costumam aparecer no segundo trimestre e têm pigmentação acastanhada. O melasma ou cloasma, como é chamado, pode ser agravado com a exposição solar sem a devida proteção. "Para amenizar e, até mesmo, prevenir os melasmas, a gestante deve usar filtro solar fator 30 ou mais, físicos (com cor) e químicos (UVA e UVB). Se a gestante já possui melasmas, também deve substituir a medicação despigmentante por uma mais apropriada ao período", diz.


A acne acomete cerca de 30% das gestantes, principalmente no primeiro trimestre, devido à elevação dos níveis de progesterona. Nesses casos, é preciso uma boa higienização com produtos suaves, o uso de filtros solares e maquiagem específica, bem como o devido acompanhamento médico.


Outra alteração que causa temor são as estrias gravídicas, que acometem entre 70 e 90% das grávidas especialmente a partir do 6º e 7º mês. Elas ocorrem pela distensão do tecido conjuntivo em oposição às linhas de tensão da pele, de alterações hormonais, da relação peso materno/peso do bebê e predisposição. Localizadas no abdômen, mamas, coxas, laterais dos quadris e nádegas, dão seu alarme através de uma pele ressecada e muita coceira. Inicialmente aparentes, após o parto tornam-se de cor perolada e menos perceptíveis. "Como prevenção, é importante manter o peso, aplicar hidratantes corporais específicos, usar sabonetes adequados para cada tipo de pele e temperatura de banho amena", explica Elisabeth. "Porém, se constituídas, é possível iniciar o tratamento após a amamentação, uma vez que o cuidado na fase recente é mais fácil. A associação de modernas técnicas de dermoabrasão, peelings químicos à base de ácido retinóico e laser ou luz pulsada permite a atenuação progressiva das marcas".


Para uma gestação tranquila, é preciso uma alimentação balanceada, evitar alimentos industrializados, corantes e alergênicos, restringir o uso de cosméticos (sob orientação médica e sem automedicação), evitar exposição solar nos horários não recomendados, utilizar filtro solar diariamente e manter boa higienização da face, com sabonete neutro e a pele hidratada.

Serviço:
Beltà Medicina & Estética
Endereço: Rua Alcides Munhoz, 544, Mercês
Telefone: (41) 3076-9708


Continue lendo