Os homens estão cada vez mais preocupados com o corpo e para ter pernas torneadas, braços definidos e barriga tanquinho vale tudo. Se a musculação não traz os resultados esperados, o jeito é recorrer à cirurgia plástica. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o percentual de pessoas do sexo masculino que se submeteram a cirurgias com finalidades estéticas aumentou 20% nos últimos 10 anos. Entre os procedimentos mais procurados estão a cirurgia das pálpebras, a rinoplastia (cirurgia no nariz) e a lipoaspiração, de acordo com levantamento feito pelo Ibope em 2009.
Lipo de alta definição
Sinal de saúde e vitalidade, a barriga tanquinho chama a atenção das mulheres e mesmo com muitos exercícios físicos, musculação e alimentação equilibrada, se houver uma camada de gordura nesta região – que é a mais propensa a acumular gordura e a mais difícil de perder - os "gominhos" ficarão escondidos. Por isso, muitos homens estão encarando o bisturi para conseguir o abdômen perfeito. O cirurgião plástico Alderson Luiz Pacheco explica que a técnica utilizada para deixar o abdômen sarado é a chamada lipoaspiração de alta definição (LAD).
O procedimento é uma técnica avançada, que surgiu nos Estados Unidos e já está ganhando muitos adeptos no Brasil. "É uma lipo superficial que dá ênfase aos músculos abdominais. Praticamente o cirurgião trabalha como um escultor, esculpindo a barriga e deixando-a definida", afirma. A LAD é indicada principalmente para quem está próximo do peso ideal e pratica alguma atividade física. "A LAD é um complemento estético para quem frequenta a academia e não está com peso excessivo. O procedimento ajuda a definir os músculos que já existem, ele não faz milagres", observa o médico, que é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Para realizar o procedimento é feita anestesia local e a cirurgia dura cerca de duas horas. "A recuperação é relativamente rápida e o paciente pode voltar a suas atividades normais, desde que não exijam grandes esforços físicos após uma semana. Após um mês o paciente é liberado para fazer atividades físicas", esclarece Pacheco.
O sol deve ser evitado até que o edema esteja recuperado e o uso de filtro solar é importante para evitar que as cicatrizes fiquem escuras. Pacheco acrescenta ainda que o paciente deve ter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos, para que os resultados se mantenham. "Também é recomendado fazer drenagem e outros tipos de terapia que ajudem a diminuir a ondulação que a cânula foi introduzida, chamada de fibrose. A drenagem linfática também ajuda a acelerar a recuperação e melhorar a cicatrização", finaliza.
Serviço
http://www.alplastica.com
http://draldersonluizpacheco.wordpress.com