A mulher brasileira é muito vaidosa e mundialmente conhecida por suas unhas lindas e bem feitas. Entretanto, esse detalhe, que serve para enaltecer a beleza e a vaidade feminina, pode acabar se tornando um pesadelo caso alguns cuidados não sejam tomados. Estamos falando de micoses e dermatoses causadas por bactérias e fungos que se alojam no equipamento utilizado para fazer as unhas.
Dificilmente as concorridas manicures possuem equipamento adequado e tempo livre para fazer uma esterilização adequada - que exige uma autoclave e pelo menos duas horas de aquecimento para ser 100% bem sucedida. Por isso, para evitar que as unhas sejam acometidas por doenças e contaminações provenientes de bactérias e fungos, as mulheres têm optado por levar seu próprio kit para fazer a unha na manicure. Desta forma, evita-se que enfermidades de uma unha doente contaminem uma unha sadia.
"Fiz as unhas num salão desconhecido e, por causa disso, passei dez anos da minha vida com todas elas esfarelando, graças a uma micose", lembra a dona-de-casa Sônia Carvalho.
Comprar o seu próprio alicate é a primeira providencia para fugir de ciladas assim. Mas só isso não afasta todos os perigos. A dermatologista Solange Villagra explica que é importante ter um kit manicure completo ou certificar-se que os instrumentos pontudos sejam esterilizados a cada manuseio. Isso porque as pinças e os alicates usados para empurrar e tirar a cutícula podem causar machucados pelo meio do caminho, podendo transmitir doenças perigosas.
Como cuidar de uma micose
A onicomicose (micose de unha) é uma doença provocada por fungos que se alimentam de queratina, material do qual as unhas são formadas. A doença pode se manifestar de várias formas, como descolamento (a unha fica oca), espessamento, formação de manchas e, até mesmo, a deformação e destruição da unha. Os sintomas de uma unha contaminada começam a se manifestar poucos dias depois do contágio e se caracterizam pela perda do brilho e mudança de coloração, variando entre esbranquiçadas, amareladas e acinzentadas.
Para se obter sucesso no tratamento de uma micose, o fungo deve ser totalmente eliminado da unha, o que só acontece quando a unha doente é completamente substituída por uma saudável, livre do fungo. É um processo lento, pois depende do crescimento da unha e infelizmente este processo demanda tempo, variando de seis meses para as unhas das mãos e 12 meses para as unhas dos pés. Estas características fazem da onicomicose uma doença de tratamento complicado, pois a unha fica em um local de difícil penetração e assim exige paciência e perseverança no uso da medicação.
Para se obter melhores resultados de cura, em muitos casos é necessário o uso de medicação via oral conjuntamente aos medicamentos de uso local. Caso a infecção já tenha atingido a matriz da unha, a medicação via oral é geralmente mantida por cerca de três a quatro meses, usada junto à medicação local até o completo restabelecimento da unha. Em casos de ineficiência do medicamento, seja por conta da resistência do microorganismo ou de procedimentos pessoais que dificultem a ação do mesmo - como a inconstância e periodicidade da aplicação do remédio, tais medicamentos devem ser trocados, até que se consiga o resultado esperado.
Para as mulheres que não quiserem levar para o salão o seu próprio kit de unhas, é importante atentar para algumas recomendações de dermatologistas e o exemplo de salões renomados e sérios, utilizando procedimentos simples que podem evitar muito tempo de desconforto.
Para manter os equipamentos devidamente higienizados a Merheje, fabricante de utensílios para manicuri recomenda:
● A escovação com um produto específico para limpeza de resíduos nos alicates, cortadores de unha e espátulas por dois minutos;
● Embalar os instrumentos individualmente e levar a uma estufa com temperatura elevada por, no mínimo, duas horas;
● Descartar as lixas e palitos após o uso.
No entanto, nem todo salão de beleza consegue seguir a risca estas regras de segurança. Por isso, o ideal é cada mulher ter o seu próprio kit. E para quem não possui uma estufa para uma perfeita esterilização, a dica são alicates com proteção antimicrobiana em seus cabos plásticos, com proteção Microban®, que inibe o crescimento de bactérias e fungos em sua superfície. Estes produtos são mais em conta que os de aço inox, além de serem bonitos, charmosos e femininos.