Hidratação capilar é a principal "arma" para manter a saúde e beleza dos fios. Sejam semanais, quinzenais ou mensais, as hidratações devem ser feitas para que o cabelo não sofra com as agressões do dia a dia - sol, vento, poluição - ou as químicas - alisamentos, tinturas, relaxamentos.
A indústria coméstica evoluiu e há produtos eficazes e com preços acessíveis que podem ser comprados em perfumarias e aplicados em casa, conforme as instruções de uso.
Mesmo com a facilidade para se adquirir hidratantes capilares, há pessoas que optam por criar produtos caseiros, com a associação de frutas, óleos e outros itens, porém há contradição na eficácia destes 'mix milagrosos' que prometem deixar o cabelo hidratado.
"Certas receitas caseiras geralmente não dão o efeito que prometem e podem até ressecar e prejudicar mais os fios", explica Gennaro Preite, cabeleireiro e consultor técnico da empresa Condor.
Gennaro ressalta que todo e qualquer produto que for aplicado no couro cabeludo necessita passar por um processo químico, assim se tornar um cosmético com a função de tratar o problema com eficácia.
Existem substâncias que têm efeito "milagroso", como a Aloe Vera (babosa), mas que proporcionam apenas suavidade aos fios. Esta planta possui uma placa de geléia que aplicada na cabeleira a deixa maleável e fácil de pentear, mas que ao lavar o cabelo perde-se o efeito. "O máximo que os hidratantes caseiros farão é proporcionar suavidade, mas por tempo determinado e não tratam o problema", alerta o cabeleireiro.
Isso vale também para o abacate, ovos, iogurte, mel etc. Todos esses ingredientes precisam ter suas moléculas modificadas para penetrarem na cutícula capilar e hidratar.
"Por isso, descarte a idéia de fazer receitas que misturam tudo, o ideal é utilizar um bom creme hidratante que tenha a função de cuidar das suas madeixas", conclui Gennaro Preite, cabeleireiro e consultor técnico da Condor.