Com o tempo, a produção da coloração natural capilar fica menor e assim, os indesejáveis fios brancos aparecem. Mas a idade não é a única culpada pelos fios brancos. "Além da herança genética, os cabelos brancos podem aparecer quando ocorre uma queda capilar, aonde muitos fios caem de uma vez. O problema também pode ser consequência de vitiligo capilar e alopecia areata (redução dos pelos)", explica Sheila Bellotti, terapeuta capilar e cosmetóloga, do Rio de Janeiro.
Na realidade, a cabeleira branca aparece de acordo com a genética de cada um. O melhor medidor de tempo dos fios é analisar em quanto tempo os antecedentes da família (mães, avós, pais, etc) tiveram os cabelos brancos e assim já se preparar para o primeiro fio de cabelo branco.
Como evitar os fios brancos?
O estresse e até os exageros alimentares podem prejudicar o processo de crescimento e coloração natural dos fios. "O ideal é sempre investir em vitaminas, exercícios moderados, ter qualidade de vida razoável e evitar picos de estresse", indica a especialista.
Lavagem de cabelo: veja os cuidados e dicas para manter os fios limpos
Essas são apenas dicas que podem ajudar, mas na realidade não foi comprovado cientificamente que existe uma solução para prevenir os cabelos brancos. "Não há registro de vitaminas ou qualquer medicamento que faça com que os cabelos não deixem de ficar brancos", explica a expert no assunto.
A solução mesmo é recorrer aos tonalizantes e tintas para pintar as madeixas, ou assumir a cabeleira branca. "Para quem quiser assumir os cabelos brancos, a dica é ficar atenta aos fios, para que eles não fiquem amarelados. Por isso, costumo indicar xampus específicos. Existem no mercado produtos que ajudam a nutrição celular e a laserterapia (reparação dos fios por meio de laser) para oxigenação das células", indica Sheila. (Fonte: Revista Corpo a Corpo)