A ideia de bancar a manicure em casa é ideal para as mulheres que precisam de uns minutos de autocuidado e também para aquelas que querem economizar com o salão de beleza. Mesmo que pareça difícil, é possível sim ser independente para fazer as próprias unhas e, para isso, o Portal Bonde montou um guia fácil que promete te ajudar a conseguir os melhores resultados sem dificuldades.
Kit básico - Para cuidar das unhas em casa, é preciso ter em mãos alguns itens básicos, como lixas, polidores, cortadores, base fortalecedora, esmaltes de suas cores favoritas e, é claro, uma base para o acabamento ficar perfeito.
Formato das unhas - O formato é um dos pontos mais importantes quando o assunto é fazer as unhas em casa. Primeiramente, você deve usar uma lixa para começar a dar forma. Você pode escolher qualquer formato que quiser: quadrada, redonda, stilleto, qualquer um!
Leia mais:
Gkay abre o jogo sobre procedimentos estéticos
Tranças africanas devem ser lavadas pelo menos uma vez na semana; veja outros cuidados
SPFW dá adeus ao sutiã, tem mamilos à mostra e saia para homens como tendências
Beyoncé usa conjunto de top e saia de marca brasileira em casamento de ex-assistente pessoal
Geralmente, as mulheres escolhem entre os formatos de acordo com as preferências estéticas. Entretanto, se você estiver em dúvida, existe uma dica que pode ajudar: se a borda da unha tiver forma de sorriso, o formato redondo é o mais indicado pelas nail designers. Entretanto, se essa forma for reta, o formato quadrado é o melhor.
Polimento - O polimento é o processo que vem logo depois de lixar as unhas e é importante porque cria uma camada fina e lisa, o que ajuda na fixação e na duração do esmalte. Para usar o polidor, basta deslizá-los nas unhas em um movimento para frente e para trás até que a superfície esteja lisa.
Cutícula - Você nunca pode esquecer que cuidar das cutículas é uma das partes mais importantes de fazer as unhas, seja em casa ou no salão. O primeiro passo é muito importante e, por isso, um creme deve ser aplicado para amolecer a pele do local. Depois disso, empurre a cutícula dos cantinhos da unha com uma espátula. Agora é hora de colocar o alicate em ação: escolha uma das laterais e vá seguindo a linha que contorna as pontas dos dedos. Uma dica é tomar cuidado para que a cutícula não se esfarele, já que os pedacinhos podem grudar na unha.
Esmalte - Na hora de escolher e passar o esmalte, prefira completar todo processo em uma mão antes de ir para a segunda. Ou seja, passe o esmalte, limpe, aplique a base finalizadora e só depois vá para a outra mão. Uma dica aqui é não esmaltar as unhas pouco antes de dormir, já que todo o trabalho pode ser perdido. Além disso, é recomendado não passar esmalte ao ar livre ou em ambientes com muito vento, já que este endurece o produto rapidamente.