Manchas arroxeadas e acastanhadas ao redor dos olhos, as olheiras quebram a estética do rosto e denunciam uma noite mal dormida. Embora a falta de sono seja uma das principais causas do problema, por trás das pálpebras escurecidas há motivos variados que vão desde o cansaço, pálpebras muito transparentes, doenças sistêmicas, fatores genéticos, estresse, e até o período pré-menstrual.
O primeiro passo antes de se optar por algum tratamento para amenizar as olheiras é diagnosticar a causa do problema através de uma avaliação médica. Basicamente são dois os motivos: excesso de vasos sanguíneos ou excesso de pigmentação (melanina) sob a pálpebra inferior. Este último, geralmente, é consequência da idade.
Os tratamentos das olheiras vão desde truques simples como compressas frias de camomila até microcirurgias. Se você não tem coragem de encarar métodos de tratamento mais drásticos, a maneira mais eficaz é disfarçar o problema é apelar para a maquiagem. Confira algumas dicas da maquiadora e designer de sobrancelhas Ana Paula Basílio, para acaber com o aspecto de 'urso panda':
Passo a passo
Que corretivo usar?
Para obter o melhor efeito ao disfarçar as olheiras com maquiagem, é importante escolher o tipo certo de corretivo. Entenda as diferenças:
Corretivo cremoso: é mais consistente, então, use pouca quantidade para dar um efeito natural
Corretivo líquido: não são indicados para olheiras muito escuras e profundas
Corretivo amarelo: se a área da olheira tiver tonalidade arroxeada
Corretivo verde: se a área da olheira tiver tonalidade avermelhada e/ou cicatrizes
Corretivo lilás: se a área da olheira tiver tonalidade amarelada
Corretivo vermelho: se a área da olheira tiver tonalidade arroxeada puxada para o marrom. O corretivo vermelho é mais indicado para pele morena