Moda e Beleza

Cuidados com o cabelo devem ser redobrados no verão

30 nov 2011 às 10:43

Segundo a pesquisa "Brasileiras e os Cabelos", realizada pela Unilever em parceria com o Ibope, a maioria das mulheres acredita que o verão é a temporada que mais danifica o cabelo (64%). Além disso, as condições climáticas (sol e calor) são apontadas por 69% das mulheres como extremamente prejudiciais aos cabelos. Já outros fatores relacionados aos hábitos adotados no verão (banho na água salgada do mar e mergulho na piscina com cloro) são também destacados por 32% das brasileiras como os grandes vilões para danificar o cabelo.

É, portanto, a época do ano em que os cuidados com a pele e o cabelo ganham atenção, devido à grande exposição aos raios solares, à água do mar e ao cloro das piscinas.


A radiação emitida pelo Sol traz danos não só para a pele, mas também agride intensamente os fios do cabelo. A ação da radiação UV nas proteínas e nos pigmentos dos fios causa uma degradação fotoquímica do cabelo. Como as queratinas são formadas por tecido morto, não ocorre regeneração nas fibras deterioradas, de modo que os efeitos causados pela radiação UV na estrutura do cabelo são acumulativos, fazendo com que ele perca o brilho natural e a maciez.


Dessa forma, o cabelo que passa pela ação da radiação UV apresenta uma tendência a ter uma estrutura cuticular danificada. Os produtos que contém filtro UV em sua formulação ajudam a proteger os cabelos, minimizando o aparecimento de pontas duplas, quebra e outros agravos consequentes da incidência desta radiação.


Já os danos causados pelo cloro na fibra capilar estão relacionados ao ressecamento dos fios, por isso a necessidade de usar produtos hidratantes que recuperem a saúde dos cabelos. Além disso, é importante usar produtos que tenham penetração na fibra capilar, para que os danos mais internos também sejam reparados.


De acordo com a pesquisa Brasileiras e os Cabelos, ressecamento é a maior preocupação de quem faz coloração (45%), luzes (55%), relaxamento (36%) e alisamento (34%). Para recuperar os cabelos danificados, as mulheres recorrem, sobretudo, à hidratação (71%) e a maior parte delas procura hidratar os cabelos em casa.


É também comum, nesta época do ano, a proliferação de fungos e bactérias no couro cabeludo, favorecida pelo calor, pela umidade e pelo suor excessivo, fatores que agravam a condição, além do uso de chapéus e bonés, que abafam o couro cabeludo. Todos esses fatores estão presentes no verão.


Seguir os passos abaixo é uma boa dica para se prevenir na temporada:


Mantenha o cabelo e o couro cabeludo sempre limpos. No verão, o suor e o calor podem aumentar a oleosidade;


Enxágue bem os cabelos após sair do mar e piscina;


Proteja os cabelos da radiação solar usando produtos com filtro UV (spray ou creme para pentear);


Evite prender os cabelos úmidos, pois pode acarretar na quebra dos fios;


Faça hidratação regularmente, inclusive em casa, no mínimo 1 vez na semana;


Escolha produtos que hidratem e que reparem os danos internos da fibra capilar.


Serviço:
www.seda.com.br


Continue lendo