Moda e Beleza

Conheça formas alternativas para evitar as temidas marcas de expressão

01 set 2014 às 13:19

Ao contrário do que muita gente imagina, não são apenas os cremes que ajudam a evitar os sulcos e linhas finas que se formam no rosto, colo e pescoço, as temidas marcas de expressão. Movimentos faciais carregados de tensão ou a posição que você dorme também contribuem para a formação de rugas. Ao fazer força na musculação, por exemplo, é comum contrair a face e colocar a tensão nos músculos errados. Além disso, algumas emoções ou um tique nervoso nos fazem franzir a testa, puxar a boca para baixo ou torcer o nariz.

"O que piora as rugas e os sulcos são os movimentos involuntários e repetitivos", explica a especialista em ginástica facial Bartira Bravo, de São Paulo. E, sem que você perceba, sua pele vai ficando com uma fisionomia mais cansada.


Mas você não precisa deixar de se expressar para manter a pele lisinha. Para isso, basta evitar a sobrecarrega os músculos. Veja a seguir dicas importantes para manter a jovialidade do rosto por mais tempo.


Durma de barriga para cima


Dormir com a cara enfiada no travesseiro ou até mesmo de lado, comprimindo a lateral do rosto, pode favorecer a formação de linhas de expressão. São as chamadas rugas de travesseiro. Já quando nos deitamos de lado, facilitamos a formação de sulcos no queixo e bochecha. A região do colo e pescoço também sofre com essa posição, pois também há a sobrecarga da musculatura. Dormir de bruços também não é uma boa opção, pois esta posição predispõe à marcas na testa, principalmente em quem já tem a pele e a musculatura do rosto mais flácidas.


Dormir de barriga para cima e caprichar na hidratação dessas áreas garante que a pele acorde e permaneça lisinha.


Você precisa de óculos?


Você é daqueles que fica franzindo os olhos na frente do computador? Saiba que além de prejudicar sua visão esse hábito pode aumentar suas linhas de expressão. "Quando você tem um problema de vista e não usa os óculos corretamente, a tendência é ajustar o ângulo de visão fechando as pálpebras e contraindo os músculos da face, principalmente da testa" explica a dermatologista Maria Paula Del Nero, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Com o tempo essas marcas se tornam permanentes.


A solução é bastante simples: basta consultar um oftalmologista, escolher os óculos ideais e parar de fazer careta.


Olha o sol!


As rugas pela falta de óculos de sol surgem da mesma maneira que as marquinhas pela falta de óculos de grau. "Nesse caso, as linhas de expressão tornam-se mais evidentes porque os músculos se tensionam para deixar os olhos semicerrados e protegidos da radiação solar", explica Bartira Bravo.


Comprar um óculos de sol de boa qualidade vai ajudá-la a não tencionar os músculos e ainda proteger seus olhos da radiação.


Pare de fumar


O cigarro libera inúmeras substâncias que causam o envelhecimento precoce da pele. As toxinas liberadas na corrente sanguínea destroem as fibras de colágeno, responsáveis pela sustentação da pele. "Mas, além disso, fazer biquinho por muitos anos causa a formação de rugas ao redor da boca, típicas de fumantes", explica Maria Paula. Essas linhas são causadas pela movimentação frequente da musculatura que contorna os lábios, e acaba deixando a pele marcada. "Cerca de 80% das pessoas que fumam acabam tendo essas rugas ao redor dos lábios", aponta a dermatologista.


Libere as tensões


A testa é um ponto em que a tensão é descarregada com frequência. "Essa emoção causa uma contração bastante intensa do músculo, capaz de deixar a pele marcada com o passar dos anos", explica Bartira Bravo.


Ao contrário, rir bastante promove uma contração mais leve da musculatura facial e ainda libera endorfinas, hormônio que dá vitalidade à pele. A ginástica facial também é aliada, pois tonifica a musculatura e evita rugas de flacidez.


Vá ao dentista


Uma mordida muito forte, causada por disfunções da articulação da mandíbula, pode cansar a musculatura facial com o tempo e causar a formação de rugas de expressão. "Nesses casos, a primeira coisa a fazer é procurar um dentista especializado, para depois tentar atenuar as marquinhas que você já tem", orienta Bartira.


Cuidado com os esforços

"Ao fazer algum movimento que demande um grande esforço, como a musculação ou o abdominal, é praticamente inevitável fazer uma careta. Se você faz isso com frequência, a pele tende a ficar com as marcas desse esforço", explica Maria Paula. "Apesar de ser um ato tanto quanto reflexo, ao criar a consciência do gesto, fica mais fácil impedi-lo", comenta a especialista. (Fonte: Minha Vida, Saúde, Alimentação e Bem-estar)


Continue lendo