O primeiro passo antes de se optar por algum tratamento para amenizar as olheiras é diagnosticar a causa do problema através de uma avaliação médica. Basicamente são dois os motivos: excesso de vasos sanguíneos ou excesso de pigmentação (melanina) sob a pálpebra inferior. Este último, geralmente, é consequência da idade.
Os tratamentos das olheiras vão desde truques simples como compressas frias de camomila até microcirurgias. Se você não tem coragem de encarar métodos de tratamento mais drásticos, a maneira mais eficaz é disfarçar, e especialistas garantem que receitas caseiras funcionam.
Confira algumas dicas:
Como diminuir as olheiras
- Durma bem. Dormir é fundamental à saúde!
- Faça atividades físicas para descarregar toda tensão do dia a dia.
- Use cremes na região para atenuar as manchas.
- Faça massagens para irrigar melhor o local.
- Use cremes hidratantes específicos para área dos olhos.
Receitas caseiras
1. Rale uma batata no ralador de queijo, encharque dois chumaços de algodão com a pasta de batatas e coloque sobre os olhos por dez minutos. A seguir lave a região.
2. Faça compressas de chá de camomila ou guaraná gelados por dez minutos.
3. Umedeça um punhado de algodão com leite frio integral; coloque-o sobre os olhos de forma a cobrir toda a pálpebra inferior; depois da aplicação, que deve durar cerca de 20 minutos, lave novamente o rosto com água fria.
4. Corrija as olheiras fazendo uso de maquiagem. Escolha um corretivo em bastão, deslize o produto desde a base do nariz até o canto externo dos olhos. As mulheres que apresentam manchas escuras devem esquecer o lápis preto. Ele vai destacar ainda mais as olheiras.
5. Corte rodelas de batata ou pepino. Coloque várias rodelas sobre uma gaze, envolva-as e aplique sobre os olhos fechados durante 15 minutos.
6. Você pode deixar os saquinhos de chá já usados na geladeira por uma semana. Quando quiser fazer compressas, tire-os da geladeira, coloque em água bem quente, esprema e, depois que esfriar, coloque sobre os olhos.
7. Tire algumas pétalas bem vermelhas de uma rosa, coloque-as em um recipiente não muito grande e despeje um pouco de água quente. Tampe e espere a água ficar fria. Esprema as pétalas com a ajuda de uma gaze e coloque-as sobre as pálpebras. Deixe agir por 15 a 20 minutos.
Essas compressas são recomendadas apenas aos que estão com olheiras devido à dilatação dos vasos. Isso porque a temperatura fria faz a chamada vasoconstrição, ou seja, contrai os vasinhos, o que elimina o efeito escuro. A temperatura das compressas é sempre fria.