O verão é a estação perfeita para curtir a praia, o sol e aproveitar o que o Brasil tem de melhor: o calor. Mesmo com todas as boas características, a estação traz alguns prejuízos aos cabelos: a maresia, a areia, o cloro da piscina e até mesmo o sol têm ações que geram o ressecamentos dos fios e a irritação do couro cabeludo.
Mesmo com o perigo de desgaste dos fios, não é preciso se preocupar: as prateleiras das lojas de cosméticos estão lotadas de produtos que podem auxiliar no combate ao ressecamento e à irritação. Entretanto, se você não é adepta ao uso de métodos artificiais, Luís Dahora, escovista da Singu, em entrevista à revista Vogue, separou três dicas para cuidar da saúde dos cabelos no verão.
Hidratação - No verão, é necessário hidratar o cabelo o máximo possível. De acordo com o profissional, não é preciso ir ao salão de beleza todas as vezes que o cabelo estiver precisando de uma hidratação, uma vez que o processo é muito simples e pode ser feito em casa por qualquer pessoa. Dahora explica que a ação do sol favorece o desgaste do fio e, por isso, os nutrientes precisam ser repostos de alguma forma.
Barreira - Para prevenir o cabelos das ações do sol, é possível, 30 minutos antes da exposição, passar um protetor solar capilar nos fios. Além disso, o especialista aponta que barreiras físicas, como chapéus e bonés, devem ser utilizadas.
Enxágue - Como dito anteriormente, o cloro é um dos inimigos do cabelo, assim como a água salgada. Por isso, ao lavar os cabelos depois de sair da piscina ou do mar, é extremamente importante que a parte do enxágue seja feita de maneira perfeita. Dahora aponta que, quando acumuladas no couro cabeludo, as partículas de cloro ou de água salgada causam irritação, descamação e coceira no couro cabeludo.
Além de lavar o cabelo com shampoo e condicionador em casa, o profissional recomenda sempre ter uma garrafa d'água por perto para enxaguar o cabelo assim que sair da piscina ou do mar.
*Com informações da revista Vogue.