Moda e Beleza

Confira cinco sintomas que comprovam que o estresse está afetando sua pele

20 jul 2016 às 09:21

A pele é uma das áreas que mais sofrem quando estamos passando por alguma situação de estresse físico ou mental. Isso acontece pois o organismo sofre mudanças hormonais e libera o excesso deles na corrente sanguínea, provocando alterações no sistema imunológico.

As descamações, vermelhidões ou áreas ressecadas no rosto podem ser resultado de muito estresse. As pessoas que possuem pele oleosa também sofrem com isso, já que os poros ficam mais dilatados e a derme mais grossa. Confira abaixo outras complicações da pele provenientes da irritação:


1. Cravos e espinhas


Devido às alterações hormonais, os adultos podem sofrer com cravos e espinhas mesmo depois de já ter saído da adolescência. O estresse aumenta a produção das glândulas sebáceas, deixando a pele mais oleosa, facilitando a formação de espinhas. A recomendação é não cutucar com a unha já que existem micro-organismos que podem causar a inflamação da acne. O ideal também é lavar o rosto pelo menos duas vezes ao dia e evitar comidas gordurosas.


2. Alergias


O alto nível de estresse age nos mastócitos, células associadas às reações alérgicas, resultando em coceiras na pele. Quando estamos estressados, o sistema pode entender que existe uma ameaça, liberando mais células mediadoras. Isso acaba ocasionando as reações 'alérgicas'.


3. Dermatite seborreica


A escamação e vermelhidão de algumas áreas do rosto, sobrancelhas e cantos do nariz pode ser uma dermatite seborreica. Ela é uma doença crônica que pode melhorar ou piorar dependendo do período da vida. Essa inflamação pode ter origem genética, porém também pode ser desencadeada por fatores como alergias, fadiga, estresse, tempo frio ou excesso de oleosidade.


4. Furúnculos


É muito comum que eles surjam em regiões com dobras ou pelos, como virilha ou bumbum, se transformando em um nódulo endurecido que, se não for tratado, pode agravar-se e virar uma ferida com pus.


O estresse é uma das causas para seu surgimento e o tratamento exige que o paciente tome antibióticos e que a ferida seja drenada, porém tudo deve ser feito sob supervisão médica.


5. Envelhecimento precoce


A perda da elasticidade da pele, surgimento de linhas de expressão e manchas são os principais indícios de que a pele está envelhecendo. Isso pode ocorrer precocemente caso o nível de estresse seja elevado.

(Fonte: Galileu)


Continue lendo