Mesmo dentro do prazo de validade os cosméticos podem estragar e acabar causando problemas como irritações na pele e alergias. Eles podem apresentar mudanças no cheiro, na textura, na cor e até mesmo na aparência. Mas como saber qual é a hora de jogar seus produtos no lixo? Afinal, muitos podem apresentar um aspecto diferente quando as embalagens ainda estão quase cheias. Selecionamos algumas dicas para você identificar problemas na sua maquiagem e descartá-la antes de ter problemas mais sérios. Confira:
Cheiro estranho
Quando deteriorado, o produto ganha um aroma diferente da original. Se a do seu cosmético perdeu um pouco da intensidade, não se preocupe. Isso é normal. Mas, se você detectou um odor desagradável (azedo ou ácido), pode ser um sinal de que alguma coisa está errada com ele.
Textura diferente
Alterações na consistência podem ser sutis - mas significantes. Por exemplo: seu hidratante corporal ficou mais grosso (ou mais aguado) do que o normal ou aparenta uma textura granulada? Esses são indícios de instabilidade na fórmula da emulsão. Isso quer dizer que os ingredientes diluídos nas partes oleosas e aquosas estão se separando. Quando isso acontece, o produto deixa de funcionar da maneira que deveria e pode irritar a pele.
Cor alterada
Produtos coloridos são sensíveis à luz, por isso não é incomum que eles apresentem uma mudança de coloração - principalmente quando vêm em embalagens transparentes. Tenha em mente que uma mudança tênue na cor não é necessariamente um sinal de que algo vai mal com suas maquiagens. Mas se um batom vermelho ficou laranja... há algo bem errado com ele.
Manchas estranhas
O produto tem pontos escuros? Ele pode estar contaminado por bactéria ou fungo. O melhor a fazer é se livrar dele para evitar uma infecção. Por falar em bactérias, nunca dilua um produto em água para aproveitar a última gotinha dentro da embalagem - ou amolecer máscaras para cílios. Adicionar água a uma fórmula dilui o sistema de preservação, o que permite o crescimento de bactérias perigosas.
Aparência bifásica
Se o produto se separou em duas partes, isso é um mau sinal. E você não deve tentar consertar o problema misturando-as novamente. Isso acontece com maior frequência em xampus anticaspa e filtros solares, por exemplo. Uma vez que ele se separar do resto da fórmula, o efeito final não será satisfatório.