Na maior parte do Brasil, onde temos verão quase dez meses por ano, queremos mostrar um colo e pescoço livre de rugas, esticadinho e charmoso.
A pele nesta região é muito fina e sensível já que possui menos glândulas sebáceas. Isso significa que esta pele perde mais rapidamente a elasticidade, tonicidade e por consequência fica com mais facilidade flácida, ressecada e enrugada.
Por isso os cuidados com o pescoço e colo devem fazer parte do ritual diário de beleza. Além da hidratação e demais cuidados outros fatores também influenciam, como a postura e maneira de dormir.
Por exemplo, é possível eliminar o detestável "papinho", sem cirurgia, com o auxilio da fonoaudiologia, segundo a fonoaudióloga Márcia Silva, da Clínica Cefac. Ela alerta que essa recuperação do "papinho" é possível somente se ele tiver origem na mastigação, deglutição ou falta de força da musculatura da língua. Assim, é interessante passar por uma avaliação prévia.
A pele do colo e pescoço começa a envelhecer por volta dos 30 anos. O sol é responsável pelo fotoenvelhecimento.
Cuidados básicos
● Evite água muito quente no banho;
● Procure secar a região sem esfregar, só com um toque suave da toalha;
● Passe um bom hidratante na região, no pescoço pode ser o mesmo do rosto;
● Use diariamente protetor solar, pelo menos com fator 15;
● Uma vez por semana faça uma máscara hidratante na região após uma esfoliação suave, especialmente as máscaras tensoras são especialmente indicadas;
● Atenção com o use perfumes atrás da orelha, o sol pode provocar manchas e queimaduras.
● Uma postura ereta, ombros para trás e cabeça erguida também ajudam.
Segundo a dermatologista Carolina Ferolla, existem seis medicamentos tópicos que se destacam no tratamento e prevenção das linhas de expressão e rugas no colo e pescoço:
● Os retinóides tópicos, que estimulam a renovação celular, aumentando a elasticidade cutânea e suavizando as rugas e linhas de expressão;
● Os alfa-hidroxiácidos;
● Os polihidroxiácidos, que diminuem a espessura da epiderme e favorecem a formação e depósito de colágeno na derme;
● As vitaminas que agem como protetoras, antioxidantes e corretivas, os regeneradores que refazem o tecido lesado,nutrem e hidratam a região e
● Os neurocosméticos.
Boa parte dos tratamentos que são utilizados no rosto pode ser aplicada ao pescoço, converse com o seu dermatologista sobre os diversos métodos e eficácia de cada um deles.
Entre os tratamentos mais importantes segundo a médica Eliandre Costa Palermo, cirurgião-dermatológica, estão a aplicação de Toxina Botulina (Botox), Terma Cool, Sculptra, Peeling, Lifting, Laser e Luz Pulsada.
Para casos de flacidez mais severa, papada por gordura localizada, há técnicas de cirurgia plástica, lifting, mini-lifting e até lipoaspiração que podem melhorar a aparência de seu pescoço. Procure sempre um médico que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Para encontrar qualquer cirurgião dermatológico acesse Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica no canal: "Encontre um Cirurgião Dermatológico".
Serviço:
Márcia Silva - Clínica (marcia@cefac.br)
Clinica Carolina Feroll (11 - 3849-4207)
Eliandre Costa Palermo - (eliandre.palermo@uol.com.br)