Moda e Beleza

Cirurgiões definem padrão estético de pernas perfeitas

05 nov 2012 às 08:44

Seios fartos, barriga chapada, bumbum empinado, pernas bem torneadas... Que mulher não persegue estes ideais de beleza? Mas nem todas são agraciadas pela natureza e a maioria enxerga em si uma infinidade de defeitos. Quando o assunto é pernas, metade das mulheres não está satisfeita com as suas e, se pudessem, as trocariam por novas. Mas será que existe um padrão de beleza ideal que define quando as penas são realmente atraentes, seja para os homens ou para as mulheres?

Se depender dos cirurgiões plásticos, esse padrão existe. É que recentemente eles definiram o que seria o par perfeito: pernas longas e com ossos alinhados da coxa até o tornozelo, com contornos assimétricos.


Os médicos gastaram 12 anos estudando fotografias de modelos e atletas. Usando dados de fontes diversas como Leonardo da Vinci, estátuas gregas e até mesmo bonecas Barbie, eles analisaram pernas amplamente aceitas com as mais atraentes no mundo ocidental. "O objetivo dessa pesquisa foi encontrar o modelo estético ideal" – sobre o qual a cirurgia plástica possa se basear – disse um relato publicado no jornal Aesthetic Plastic Surgery.


A primeira exigência para belas pernas, diz o estudo, são ossos fortes: uma linha passando pelo alto da coxa, e no meio das articulações do joelho e do tornozelo. "Assim que a coluna se afasta do eixo em linha reta, desvia nossa percepção de beleza".


Mas a linearidade, por si só, não é o suficiente: na parte inferior da perna, a panturrilha tem que ter uma estrutura bem definida na parte convexa, pequena, mas acentuada, definiu o estudo. E, em seguida, uma pequena curva côncava que desce até o tornozelo. As curvas do lado de dentro e do lado de fora das pernas não devem ser simétricas.

Mark Soldin, consultor de cirurgia plástica nos hospitais St. George’s e Kingston, explicou por que os sapatos altos têm o poder de tornar as pernas mais atrativas. "Porque a elevação do calcanhar aumenta a convexidade dos músculos superiores da panturrilha, enquanto fazem a região do tornozelo parecer ainda mais fino, mais frágil e feminina". (Fonte: Terra)


Continue lendo