O convite de casamento sempre traz uma dúvida:o que deve-se vestir?. A maioria das pessoas tem dificuldade nesse quesito e, segundo Paulo Santana, estilista e parceiro da chácara Encanto das Areias, apesar das mudanças na moda, o dress code ou as regras de vestimenta ainda existem nesse estilo de evento.
Santana recomenda que é importante manter a calma e ler atentamente o convite, já que nele você terá as informações necessárias para começar a pensar sua produção. "A primeira coisa que você deve fazer é ler o convite. Analise todas as informações sobre o casamento, como a data, a hora e o local. A partir daí você começa a pensar na produção. Com o convite em mãos, você já consegue ter a noção se é um casamento mais formal ou mais despojado”, explica o estilista.
Com as informações em mãos a tarefa fica muito mais fácil, mas existem outras dicas que podem facilitar ainda suas escolhas. Confira as recomendações do especialista!
Casamentos durante o dia - Pelo horário, esses casamentos costumam ser eventos mais intimistas e, por consequência, pedem roupas mais discretas. Por isso, aposte em vestidos longos e leves, de tecidos finos e com muita fluidez. Se quiser dar um charme a mais, pense em detalhes românticos, como rendas e apliques em flores ou pérolas, pois esse tipo de vestido combina muito bem com a ocasião dia.
Não gosta de vestidos longos? Vá de longuete! Apesar de não ser muito comum, esse modelo de vestido pode ser usado. Quanto às cores, os tons claros combinam bem com a ocasião, menos o branco e o nude, claro.
Para casamentos nesse horário, Santana recomenda os seguintes tecidos para os vestidos: crepe, linho, seda foca, rendas sem brilho e algodão.
Casamento durante a tarde - Normalmente esse tipo de evento costuma acontecer no final da tarde e se prologar até a noite, então o ideal é pensar em um modelo que sirva para ambos os horários. Prefira sempre opções de rendas sem bordados, mas se fizer questão, opte por bordados mais suaves, com pedrarias foscas, já que normalmente está sol e as pedras brilham demais.
Outras opções são rendas com relevo, rendas delicadas e rendas com leve brilho de fios de seda. Quanto às cores, elas podem escurecer, mas não é uma regra, enquanto os tons mais claros já não ficam tão legais.
Para a ocasião, são indicados os tecidos crepe georgete, cetim gosto ou gazar de seda, já que combinam bem com esse horário.
Casamentos durante a noite - Casamentos à noite são perfeitos para ousar um pouco mais no look e se jogar na produção, mas, é claro, sem exageros, afinal você não quer chamar mais a atenção que a noiva.
O vestido pode ser curto, longuete ou longo. Aqui você pode apostar em tecidos mais estruturados e em modelos com bordados, com brilhos e com fendas. É sempre bom evitar cores muito claras, no mais, todas as cores estão liberadas e, se estiver em dúvida, aposte na clássica elegância daquele pretinho básico.
Para os casamentos noturnos, Santana recomenda os seguintes tecidos para os vestidos: organzas, chiffons, crepes, shantung, tafetá, renda e seda.
Bolsas e acessórios - Você já deve ter lido por aí que o tamanho da bolsa diminui à medida que a noite chega. Casamentos não combinam com bolsas grandes, por isso aposte nas famosas clutchs ou carteiras.
Quanto às joias e aos acessórios, as regras são basicamente as mesmas dos vestidos: casamentos de manhã ou à tarde pedem acessórios mais leves e discretos, enquanto à noite você pode abusar mais dos brilhos e paetês.
São dicas básicas que vão te ajudar bastante, mas lembre-se de prezar sempre pelo seu conforto e bem-estar na festa. "Festas de casamento não são um bicho de sete cabeças, você só precisa entender o estilo da festa e aproveitar essas dicas para arrasar”, finaliza Santana.