Moda e Beleza

Cabelos ruivos: saiba quais os cuidados necessários para mantê-los por mais tempo

27 jul 2016 às 09:57

Um dos tons que mais tem feito sucesso e está na lista de desejo das mulheres é o ruivo. Desde o início do ano, ele começou a fazer a cabeça das celebridades. Suas diversas nuances permitem que esta tonalidade combine com todos os tipos de cabelo e pele.

Quatro delas se destacam: as acobreadas, como o da atriz Marina Ruy Barbosa; as acobreadas puxadas para o castanho e acaju; as claras ou desbotadas, também chamadas de "strawberry blonde"; e as avermelhadas. O importante, para que os fios não sejam ainda mais agredidos, é escurecer ou clarear dois tons de cada vez, progressivamente, até chegar no tom desejado.


Para que os cabelos continuem saudáveis é preciso respeitar a estrutura do fio com produtos específicos a cada um dos tipos. Entretanto, a fim de permanecer com a cor desejada por mais tempo, existem alguns tratamentos e produtos destinados aos ruivos. Então, para manter seus fios sempre lindos, confira as dicas que selecionamos para você:


1. Hidratação


"Os cabelos tingidos, devido à ação do tempo, desbotam naturalmente. Por isso, a hidratação e o banho de brilho são essenciais para revitalizá-los e deixar a cor intacta por mais tempo", afirma Gil Prando, hairstylist da iCabelos. Este cuidado deve ser realizado, sobretudo em cabelos que são submetidos a secadores, pranchas e baby liss com frequência.


Além disso, a hidratação é considerada importante para devolver a água aos cabelos, deixando-os ainda mais sedosos e macios. "A Máscara Super Hidratante da Forever Liss, Banho de Verniz, mais do que devolver a vida e o brilho, também é excelente para ser utilizada após processos químicos e cabelos tingidos", indica o profissional.


2. Cutículas


"Os cabelos tingidos tendem a ficar opacos e sem vida com mais rapidez. A reestruturação capilar é o tratamento perfeito para reverter o quadro, já que ela promove a selagem das cutículas. Isso quer dizer que os cabelos deixem de ficar porosos e desbotados", explica.


A cutícula capilar é a "pele" dos fios, sua camada externa. É ela quem protege toda a sua estruturação e, por isso, sempre está sujeita a agressões do ambiente, que podem deixá-la mais frágil. Os cabelos saudáveis, brilhantes, leves e desembaraçados têm as cutículas alinhadas.


"A selagem deve ser feita por um profissional, porém o processo de restauração pode ser feito em casa produtos específicos", indica Gil Prando.

3. Antioxidantes

Existem produtos para cabelos que, dependendo da sua composição, podem danificar a tonalidade do ruivo. Uma dica é investir em shampoos e condicionadores antioxidante, livre de sulfatos e detergentes pesados, o que garante a cor por muito mais tempo.


"A técnica Low/No Pool é um ótimo investimento para quem tem cabelos tingidos, pois utiliza pouco ou nada de shampoo, evitando a ação de componentes mais agressivos. Uma dica de produtos é a Umectação Oliva, da Lola Cosmetics, que possui óleo de oliva, rico em vitamina E e antioxidantes, que é capaz de nutrir os cabelos de maneira única", explica o hairstylist.


4. No sol


É importante proteger os cabelos da ação dos raios solares, mesmo no inverno, pois eles podem deixar os fios ressecados e queimados, comprometendo o brilho e a coloração. Existem condicionadores e máscaras com protetores solares em sua fórmula, que impedem a incidência dos raios UV.


"Estes produtos devem ser os melhores amigos das ruivas. Na primavera e no verão, vale reforçar o cuidado com o uso de bonés, chapéus e lenços, principalmente nos horários onde o Sol está em seu pico e as pessoas ficam em uma exposição mais direta", indica o profissional.


5. Tonalizantes capilares


Um dos truques para que a coloração fique por mais tempo é a utilização de tonalizantes, que devem ser da mesma cor ou uma próxima à tintura. Eles são um tipo de tintura temporário que não agride quimicamente os cabelos. Além da manutenção, os cabelos ficam sedosos, revitalizados e retomam o brilho natural.


6. Matizadores


Os matizadores podem ser encontrados em shampoos e máscaras. Eles garantem um procedimento mais rápido, pois fazem a manutenção da cor de maneira imediata, e ainda garantem que a oxidação dos fios seja interrompida. Mais do que preservar, este produto realça o ruivo e seu brilho.

"Diferente dos tonalizantes, os matizadores remove os pigmentos indesejados dos fios. Antes de adquirir este produto é necessário consultar a opinião de um profissional qualificado para que ele indique qual é o melhor para o seu tipo e tonalidade de cabelo", alerta Gil Prando.


Continue lendo