Esqueça as já batidas técnicas californiana e ombré, a maneira mais atual de atingir o almejado sun-kissed hair é o bronde. Nem loiro, nem castanho, o bronde hair é uma coloração criada especialmente para as morenas. O nome é uma fusão das palavras brown e blonde (marrom e loiro do inglês). O efeito surgiu no último verão europeu, mas só agora começa a fazer as cabeças de estrelas.
"É como se a mulher tomasse sol com rabo de cavalo", define o cabeleireiro Celso Kamura. O segrego do efeito está nos reflexos, que são feitos em mechas maiores que se misturam às mais escuras dando mais volume e profundidade ao cabelo.
Vantagens
Segundo a colorista Marília Tambasco, do salão Marcos Proença, essa "mistura" de tons serve de alternativa para iluminar os cabelos castanhos e morenos sem fugir do tom natural ou depender de retoques frequentes.
A atriz Jennifer Lopes e a blogueira norte-americana Olivia Palermo estão entre as celebridades que aderiram ao visual
Como é feito
Para obter o efeito é preciso aplicar um fundo quente à cor. Isso é feito usando tinta marrom no cabelo natural. Já os reflexos dourados em diferentes pontos do cabelo, são feitos depois da coloração e acentuam o tom marrom. O resultado final vai depender, é claro, do tom natural de cabelo e do fundo escolhido.
Cuidados
O bronde hair é indicado para morenas e para quem tem cabelos castanhos e - apesar do efeito natural - também requer alguns cuidados.
Como toda química essa coloração resseca os fios e precisa de cuidados. Para prolongar o esfeito Marília indica intercalar uma linha para cabelos coloridos e outra para cabelos com reflexo, alternando os dias de uso.
Loiras também podem
Apesar de ser mais indicado para morenas e para quem tem cabelos castanhos, o bronde hair também funciona para as loiras naturais que desejam reduzir o contraste entre o cabelo e o tom de pele, sem ficar refém dos retoques. (Com informações da Vogue e Uol)