Escolher o que vestir não é uma tarefa tão simples quanto parece. Afinal, as roupas são elementos fundamentais da expressão pessoal de cada umm e podem refletir personalidade, humor, atitude, senso estético, objetivos e ainda comunicar sua cultura e hábitos de consumo. Assim, pequenos detalhes podem fazer toda a diferença na maneira com a qual você é percepcionado. Além de estar de acordo com a mensagem e imagem que você quer transmitir, as roupas devem estar adequadas ao ambiente e à ocasião. São diversas as técnicas e ferramentas que prometem te ajudar a definir seu estilo e, por consequência, facilitar a escolha das peças na hora de compor looks. A análise de coloração pessoal é uma das mais conhecidas técnicas de estilo. Por meio dela, é possível descobrir qual é a sua cartela de cores, ou seja, quais são as cores que melhor combinam com você.
O que é análise de coloração pessoal?
A análise de coloração pessoal, também conhecida como análise cromática, é um teste (feito com a ajuda de amostras de tecidos de diferentes cores) que avalia valor, temperatura e saturação da pele. O teste permite avaliar se o subtom da pele analisada é quente, frio ou neutro e, com isso, descobrir a cartela de cores ideal para a pessoa analisada. A análise de coloração pessoal pode ser feita em uma consultoria profissional, sendo que a mesma pode ocorrer em diversas etapas.
Análise de coloração pessoal: tenha mais confiança na hora de comprar e se vestir
Escolher roupas que combinam com você, com a imagem que você quer transmitir e com sua personalidade é essencial. Por exemplo, itens customizados, como as camisetas masculinas personalizadas, ajudam a trazer um toque único e pessoal ao seu look. Como já mencionamos, estar de acordo com a ocasião também é necessário. Afinal, a roupa que você usa em uma entrevista de emprego e a que você usa para ir à praia são bem diferentes. No entanto, ambas fazem parte do seu guarda-roupa e refletem quem você é. A análise de coloração pessoal pode te ajudar a não somente escolher roupas das quais você gosta, mas que também valorizam sua beleza e características únicas.
Análise de coloração pessoal: seu subtom é frio, quente ou neutro?
Independentemente do quão clara ou escura é a sua pele, seu subtom pode ser quente, frio ou neutro. A ciência da colorimetria pode até ser complexa, mas descobrir o seu subtom é mais simples do que você imagina. Veja!
Observe as veias do seu pulso: elas aparecem azuis ou verdes sob sua pele? Veias azuladas indicam um subtom frio, enquanto veias esverdeadas indicam um subtom quente.
Reflita se você prefere prateado ou dourado: seja em joias, relógios ou na fivela do cinto, acessórios metalizados são itens que marcam presença no guarda-roupa da maioria das pessoas. Você pode, instintivamente, gravitar para o metal que mais te favorece, o que explica a preferência. Acessórios prateados tendem a favorecer pessoas com subtom frio, enquanto os dourados favorecem as com subtom quente.
Analise os itens básicos do seu guarda-roupa: sabemos que as cores neutras são indispensáveis no guarda-roupa. Além de te ajudar a compor infinitos looks, estes itens também podem indicar qual é o seu subtom de pele. Se suas peças básicas são majoritariamente pretas e brancas, é possível que seu subtom de pele seja frio. Já a preferência por tons de marrom e pelo marfim pode indicar que seu subtom seja quente.
Verifique como sua pele reage ao sol: após passar algum tempo no sol, como sua pele fica? Após a exposição aos raios solares, a pele com subtom frio tende a queimar e ficar avermelhada facilmente. Já a pele com subtom quente tende a ficar mais bronzeada ou escura.
Se, após verificar todos estes pontos, você não tiver conseguido definir ao certo de qual time faz parte, é possível que você tenha o subtom neutro.
Conheça as cores que mais combinam com cada subtom
Subtom frio: você fica bem em brancos nítidos, cinzas frios e cores frias, como o azul e o verde.
Subtom quente: tons terrosos, laranja, amarelo, cinza quente, taupe e off-white são os que melhor combinam com você.
Subtom neutro: pessoas com subtom neutro têm a vantagem de ficar bem em uma maior gama de cores, tanto com as indicadas para o subtom frio, quanto com as indicadas para o subtom quente. No entanto, é necessário ter cuidado com cores brilhantes.
Cores que caem bem para todos: vermelho-verdadeiro, azul-petróleo e roxo-escuro são algumas das cores que ficam bem em todas as pessoas, independentemente do subtom de pele.