É normal que, especialmente após os 30 anos, homens e mulheres sintam perda na firmeza da pele e, com isso, comecem a notar o aparecimento de rugas no rosto. De acordo com dermatologistas, é a partir dessa idade que, pouco a pouco, a pele começa a perder o colágeno. O efeito dessa perda acarreta em efeitos na aparência e, portanto, na autoestima das pessoas.
Para que essa perda do colágeno seja evitada, mesmo após os 30 anos, alguns alimentos podem ser consumidos, já que ajudam a manter ou a repôr a proteína perdida ao longo do tempo. Confira as opções e mantenha sua pele jovem e saudável:
Frutas cítricas: frutas como laranja e limão são ricas em vitamina C, uma substância imprescindível para a formação das moléculas de colágeno. É indicado, segundo a Pirâmide Alimentar, que sejam consumidas cerca de quatro porções dessas frutas ao dia.
Frutas vermelhas: também ricas em vitamina C, frutas como morango, framboesa e amora são alimentos indicados para a manutenção e a reposição do colágeno. Além da vitamina C, essas frutas possuem flavonoides que, ao trabalhar em conjunto, proporcionam uma ação antioxidante ao organismo, o que combate o envelhecimento da pele.
Linhaça: o alimento, que é rico em ômega-3 e fibras, é uma rica fonte de silício, que também é necessário para a formação do colágeno. Por isso, é recomendável que se consuma uma colher de chá do alimento por dia.
Peixes: também ricos em ômega-3, os peixes atuam na produção de colágeno. Por isso, sugere-se comer peixes três vezes na semana.
Castanha, nozes e amêndoas: são ricos em vitamina E e ácidos poli-insaturados e, por isso, atuam como antioxidantes, combatendo radiciais livres e o envelhecimento da pele.
Abóbora, cenoura, melão e pêssego: são alimentos ricos em vitamina A, que atua na regeneração da pele. É recomendado comer meia xícara desses alimentos todos os dias, em sucos ou saladas.
Chá branco: atua na proteção das proteínas que formam a estrutura da pele, entre elas o colágeno.
*Com informações do jornal O Popular