Implantação de prótese de silicone nos seios virou uma verdadeira febre há alguns anos. Mulheres de todas as idades sonhavam em ter seios firmes e volumosos e recorriam a intervenções cirúrgicas para isso. A grande tendência ganhou força, principalmente, quando famosas apareceram com os seios turbinados.
Hoje, no entanto, a tendência é outra: manter os seios naturais, mesmo que sejam de pouco volume. Quem explica é Patrick Mallucci, da clínica de cirurgia plástica Cadogan, do Reino Unido, ao site Daily Mail. "Ampliação de seios com aparência mais natural é a nova palavra da moda. Toda a pesquisa que fiz sobre a beleza da mama indica que o seio natural é universalmente preferido por homens, mulheres e entre as culturas", disse.
Basta olhar no universo das famosas para perceber: os seios naturais já invadiram os tapetes vermelhos. Atrizes como Jennifer Lawrence e Jennifer Aniston já usaram modelos decotados, mesmo com seios menores.
A cantora Victoria Beckham colocou silicone em 1999, mas optou por retirá-lo há alguns anos. Quando questionada, ela explicou que o silicone não combinava mais com seu estilo elegante, discreto e natural. Heidi Montag também fez a redução da próteses em 2013 depois de ter problemas de saúde causados pelo peso dos seios. "Tenho um disco rompido no meu pescoço, os nervos estão comprimindo minha espinha. Então, estou tendo problemas graves com os músculos do meu ombro direito e a minha coluna está se inclinando para frente por conta do peso dos meus seios", explicou.
Victoria Beckham
Heidi Montag
No Reino Unido, a tendência de implantes menores prevalece nos últimos cinco anos. Mark Norfolk, diretor-clínico da Transform Cosmetic Group, disse que as celebridades têm grande influência sobre a escolha de beleza das mulheres. "Com a popularidade de Victoria Beckham e da duquesa de Cambridge, ambas com aparência mais natural, parece que as mulheres do Reino Unido estão seguindo o exemplo e indo para um tipo mais sofisticado de beleza", disse.
Entre as brasileiras que sentem orgulhos dos seios naturais e não optaram por intervenção plástica estão Camila Pitanga, Adriane Galisteu, Giovanna Antoneli, Carolina Ferraz, Angélica e Sophie Charlotte. Apesar da naturalidade, a colocação de próteses mamárias ainda continua no topo do ranking da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Das intervenções realizadas no Brasil, 73% são estéticas. Delas, 21% são de silicone nos seios, 20% de lipoaspiração e 15% de abdominoplastia.
Camila Pitanga
Angélica
Adriane Galisteu
Com informações do Terra, Catraca Livre e Ig.