Família

Vestida com estilo: sua roupa fala muito de você

28 fev 2013 às 09:07

A roupa, assim como a linguagem verbal, é parte importante do universo da comunicação. Por isso, a maneira como você se veste pode falar bem ou mal de você. Pelos seus trajes as pessoas farão uma ideia de quem você é e, antes que comece a falar, já terão formado uma primeira opinião a seu respeito.

Obviamente que não devemos nos vestir apenas pensando no que 'os outros' vão pensar, mas como tudo na vida, na hora se se vestir o bom senso é a chave do sucesso. Você pode usar uma roupa que está na moda, mas ela deve se adequar as suas características físicas e ao seu gosto pessoal.


A seguir você confere algumas dicas para não errar na hora de abastecer o armário ou compor seu visual:


Não erre na compra


Se você for uma pessoa que gosta de usar roupas novas e está habituado a essas experiências, fique à vontade para comprar um novo vestido ou ousar com uma peça diferente. Entretanto, se comprar roupa não está entre as suas prioridades e a última vez que passou na porta de uma loja foi no casamento ou na formatura, não queira fazer experiências em festas importantes.


Um jeitinho bom de fugir das compras erradas é ficar conhecida em uma ou duas lojas boas e conseguir levar as peças para provar em casa, no seu espelho, com iluminação natural. Combinado com o que você já tem as chances de acertar na escolha serão maiores.


A vida como inspiração


Todas nós gostamos de ver revistas, desfiles e dar uma imitadinha aqui ou ali no estilo alheio. Isso não é pecado nenhum. Você pode e deve pesquisar moda à vontade. Porém, é a sua vida que deve servir como a maior fonte de inspiração. Não combina, por exemplo, uma mulher com estilo sério usar camisetas com estampas enormes e nem uma 'patricinha' insistir em peças de surfe só porque elas estão na moda.


Explore acessórios


Para encontrar o estilo próprio, não confunda o seu guarda-roupa com uma vitrine de loja, que muda a cada nova coleção. Você pode até ter uma ou outra peça mais da moda, mas o grosso precisa ser tão usável hoje como daqui a alguns anos. Cada um tem que saber exatamente o que é básico para determinada ocasião. O importante é que a peça tenha uma boa aparência, um bom corte e esteja no seu armário. Ou seja, você precisa ter peças neutras, que vistam superbem e funcionem como o seu fundo de tela. E usar acessórios e peças da moda para colorir o resto. Um bom sapato ou uma bolsa dão charme e definem quem você é.


Tendências vêm e vão


A grande sacada para estar na moda e não perder o estilo é pegar das passarelas apenas o que se encaixa no seu modo de vida e no seu tipo físico. O resto deixe passar. Se a moda diz que os vestidos longos estão em alta e você tem 1,50 m de altura, esqueça. O grande segredo para manter ou criar o seu estilo é filtrar as tendências. É lógico que a gente acha bonito um monte de coisas, mas não dá para usar tudo.


Estilo


Uma última dica importante é não confundir estilo com ser o alvo dos holofotes. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Julia Roberts e Jennifer Lopez, por exemplo, são lindas e atraem todos os olhares, porém não são uma referência de estilo em canto algum.


Você terá estilo quando souber exatamente quem é, do que gosta, onde vive, quem são os seus amigos e os lugares que gosta de freqüentar. São as suas referências de vida que farão você vestir a roupa certa e ter atitude, de jeans ou num longo vestido de marca. Ter estilo é se respeitar, ser elegante e ter atitude.


Evite sempre

Copiar um look da cabeça aos pés só porque está na moda;
Comprar uma peça que não combina nem um pouco com o seu tipo físico;
Exagerar em tudo para que todos os olhares se voltem para você;
Usar só roupas de marca;
Copiar as roupas, o cabelo e o jeito de falar da mocinha da novela das 20h;
Cair na tentação de comprar peças de má qualidade porque estão com um bom preço;
Deixar a sua personalidade sumir só para acompanhar a moda;
Usar roupas de que você não gosta;
Usar qualquer peça de roupa ou acessório com que não se sinta confortável. (Com informações do Domínio Feminino)


Continue lendo