O banho do recém-nascido é uma das maiores dificuldades que os pais de "primeira viagem" enfrentam nos primeiros dias de vida do bebê. São milhares de dúvidas: que produtos usar, como preparar a água, como cuidar do umbigo que ainda não caiu, como evitar que entre água e sabonete nos olhos do bebê, e outras mais.
Essa insegurança é comum. Além de ser uma experiência totalmente nova para eles, entra o medo de lidar com um bebê numa situação que exige certas habilidades. "O banho, para o bebê, é uma volta ao tão conhecido ambiente líquido, mas para os pais, com aquela criaturinha frágil, se mexendo, chorando, é uma prova de equilíbrio e coragem, pois o medo maior é de deixar o bebê escorregar ou se afogar", explica a pediatra Eliane Posnik.
A verdade é que, com o tempo, o bebê e os pais vão juntos criando confiança até que a hora do banho vira um dos momentos mais gostosos do dia. Depois de algum tempo o banho do bebê é sempre um momento de diversão. Ele pode até se incomodar um pouco no começo, mas com o tempo vai adorar brincar na água e aí, dificil mesmo vai ser tirá-lo da banheira.
Para ajudar mamães e papais que estão começando a enfrentar essas dificuldades preparamos um guia com dicas práticas para proporcionar um banho saudável e gostoso para o seu filhote. Confira:
Preparando o banho
Para evitar que o recém-nascido fique exposto à friagem, nem antes e nem depois do banho, prepare tudo com antecedência. Coloque todos os produtos para o banho ao seu alcance. No trocador, deixe a roupinha que o bebê irá vestir, fralda, gaze, algodão e hastes flexíveis. O ideal é que o bebê possa tomar banho e se trocar no mesmo ambiente, para evitar mudanças de temperatura. Cheque se todos os itens estão separados e se a temperatura da água está boa antes de tirar a roupinha do bebê.
Verifique se as janelas e portas estão fechadas para evitar correntes de ar, mesmo nos dias mais quentes. O melhor horário para banhar os recém-nascidos é nos períodos mais quentes do dia, entre às 11 e às 15 horas.
A pessoa que vai dar o banho no bebê deve estar com as unhas bem curtas, pois a pele do bebê é muito fina e qualquer arranhão pode machucar a criança. Tire anéis, pulseiras e relógios e lave bem as mãos antes de começar.
Produtos de higiene
Os produtos neutros e de glicerina são os mais adequados para os recém-nascidos.
Nem todos os bebês nascem cabeludos, mas, se o seu filho tiver muito cabelo, lave-os sempre que necessário com um shampoo infantil neutro para não irritar os olhos e o couro cabeludo, que ainda são muito sensíveis, explica o pediatra, Luiz Carlos da Silva Coelho. "Sempre aconselho as mães a evitarem as fórmulas artificiais, pois podem ressecar a pele do bebê, que ainda não está preparada para receber composições fortes", explica o médico.
Passo a passo
1. Encha a banheira com água morna e sinta a temperatura com a parte interna do braço onde a pele é mais sensível. A água deverá estar em temperatura confortável.
2. Retire a roupa do bebê deixando-o de body ou fralda. se estiver frio envolva-o em uma toalha.
3. Higienize primeiro os olhinhos com algodão molhado em água. Sempre de fora para dentro. Lave a face do bebê com as mãos molhadas, sem sabonete.
4. Com o bebê de costas sobre o seu braço posicione o bebê com a cabeça sobre a banheira. Lave a cabeça com a ponta dos dedos e palma das mãos em movimentos circulares.
5. Enxágue e coloque o recém-nascido sobre o trocador para secar a cabeça e retirar a fralda, inclusive fazendo a higienização.
6. Para colocar o bebê na banheira mantenha-o de costas sobre o seu braço e segure em seu bracinho. Com a mão livre e sabonete líquido, lave o pescoço, tórax, abdome (não esquecer o coto umbilical), braços e pernas. Depois, vire-o de barriga para baixo. Lave as costas e, por último, a parte genital. Se acontecer do bebê evacuar ou urinar na água, troque-a imediatamente.
7. Enxágue o corpo do bebê e depois coloque-o novamente no trocador.
Secando o corpinho
Depois de um bom banho, os bebês precisam ficar bem enxutos. A toalha dos pequeninos deve ser muito macia, para não machucar a pele, e estar bem sequinha. Os modelos com capuz são ótimos para manter todo o corpo quente e protegido de friagens. As toalhas-fralda são uma boa opção por ter melhor absorção do que as toalhas felpudas.
Ao tirar o bebê da banheira, envolva-o rapidamente na toalha. Para enxugá-lo, apenas aperte a toalha contra o corpinho, sem esfregar a pele ou use uma toalha-fralda. Certifique-se que todas as partes estão secas, principalmente as dobrinhas da perna e do pescoço para evitar assaduras. Não esqueça de enxugar a parte de trás das orelhas, entre os dedos, e outras que podem ser esquecidas. Em seguida faça a higiene umbilical com hastes flexíveis e álcool a 70%, sempre no sentido horário. Quando tiver certeza que ele está bem sequinho, vista-o rapidamente.
Com o bebê vestido, faça a higiene da orelha e da parte interna da narina com a toalha ou hastes flexíveis. Não é preciso introduzir profundamente, limpe apenas a área visível.
Alerta
Segundo o pediatra Luiz Carlos Coelho, as mães que adoram usar óleos pós-banho devem tomar cuidado. "Esses produtos são fortes e, em alguns casos, chegam a descamar a pele ou o couro cabeludo do bebê, formando casquinhas que podem se transformar em alergias complicadas. Caso isso aconteça, procure um especialista", conclui. (Fontes: Luiz Carlos da Silva Coelho, pediatra em Araçatuba (SP); Guia do Bebê e Sempre Materna).