Qual é a melhor forma de educar os filhos? Vários estudos revelam que a família tem grande influência na qualidade da educação dos filhos. Porém, a escola também tem uma grande parcela de responsabilidade. Sendo assim, é necessário que os pais estejam em harmonia com a escola.
Entretanto, muitos pais se sentem constrangidos em questionar a escola sobre a vida estudantil da criança. Especialistas alertam a família, para que ela evidencie o interesse pelo aprendizado da criança, porque esse é o primeiro passo para que ela melhore na escola.
Sendo assim, para auxiliar os pais, especialistas em educação sugerem 10 questionamentos que podem servir de ponto de partida. São eles:
• Meu filho participa das aulas? É importante saber se a criança tem feito as lições propostas em classe. A participação indica o envolvimento do aluno.
• Como meu filho se relaciona com colegas, professores e escola em geral? A criança precisa se socializar e respeitar as regras da escola. Muita agitação ou timidez podem ser sinal de que algo vai mal.
• Devo ajudar nas tarefas de casa? Muitos pais ficam em dúvida nesse ponto, mas muitas vezes, isso não importa tanto para o educador, que observa o conjunto e a evolução do aluno.
• Como ajudar nas tarefas? Os pais podem acompanhar a lição, supervisionando a atividade e, assim, estimular a autonomia da criança.
• Como posso me integrar à escola? Muitas escolas têm associações de pais, e, além disso, podem possuir projetos sociais no contra turno e no fim de semana.
• Qual a rotina da escola em relação às tarefas? Conhecer a rotina da escola em relação aos deveres pode ajudá-lo a acompanhar a criança, e lembrá-la de fazer tarefa todo dia.
• Como a escola organiza comemorações? Comemorações são ótimas formas de integração entre pais e mestres. Aproveite para se aproximar do professor do seu filho.
• Como a escola avaliará o avanço do meu filho? É importante conhecer os critérios de avaliação da escola e como a média é composta.
• Como é a comunicação entre a família e a escola? A comunicação pode ser feita via agenda, bilhetes ou telefone. Mesmo assim, os pais podem ligar para escola quando acharem necessário.
• Qual a sua posição com relação à faltas? Em todo Brasil, a falta de professores na rede pública é um problema sério. Por isso, é importante antecipar-se e perguntar sobre o número de ausências previstas e sobre a postura do professor em relação a isso.
"O acompanhamento dos pais às crianças é de suma importância para a qualidade da educação, mesmo que seja um acompanhamento pequeno, mas intenso", reforça a Juliana Daher Sabatin, tutora de idiomas do Portal Educação.
Portanto, nada melhor, do que uma ou várias conversas com o professor da criança para descobrir como ajudar. (Com informações do Portal Educação)