Botas de cano alto são lindas e, se você investir em um par de qualidade, elas podem durar por muitos anos. Dois probleminhas, no entanto, podem surgir quando você adquire um bom par de botas: o primeiro é que, se forem resistentes, elas podem machucar. Os modelos feitos em couro irão alargar um pouco com o tempo e acabarão acomodando seus pés perfeitamente. Já os materiais sintéticos são mais difíceis de alargar, por isso, selecionamos algumas dicas para facilitar essa tarefa. Confira:
Calce suas botas de cano alto e verifique onde elas lhe apertam. Se você tiver um peito do pé alto, ela provavelmente fica apertada nessa área. Se seu pé for largo, ela pode incomodar nas laterais. Em ambos os casos, é possível alargá-la. Se os sapatos estiverem ferindo os dedos dos pés, no entanto, eles podem ser pequenos demais. O mesmo ocorre se as solas das botas não forem longas o suficiente para seus pés. Nesses casos, o melhor ainda é trocá-las por um par maior.
Use suas botas de cano alto por algumas horas todos os dias. A melhor maneira de alargar um par de botas é com o tempo. Lentamente, o couro irá esticar para acomodar seus pés confortavelmente. Não use os sapatos para trabalhar ou em algum lugar onde você estará em pé o tempo todo, porque você pode acabar com bolhas e pés doloridos. Em vez disso, comece a usá-las em casa. Desta forma, você pode começar a alargá-las aos poucos, sem sofrimentos excessivos.
Use suas botas para afazeres breves fora de casa, como ir ao supermercado ou farmácia. Você irá acelerar o processo de alargamento, sem ferir seus pés.
Leve suas botas a um sapateiro ou loja de conserto de sapatos e alargue-as profissionalmente. O cano alto das botas pode ser difícil de alagar, já que não está em contato com seus pés. É preciso alagar pelo menos duas camadas de couro. Um sapateiro fazer isso para você sem danificá-las.
Mergulhe as botas em água quente em uma banheira ou bacia. Coloque-as ainda molhadas em seus pés e use-as até que estejam completamente secas. Este método funciona com a maioria das botas. Não tente fazer isso se elas forem feitas de couro macio, ou você irá danificá-las.
O segundo problema é a própria altura do cano. Se a parte do cano for feita de um couro macio ou camurça, ela tende a dobrar quando a bota é guardada no armário. Dobradas, elas ocupam um espaço precioso no chão do closet, amontoando-se com outros pares de sapatos. Felizmente, também existem maneiras simples de manter suas botas na posição vertical, evitando que elas amassem. Veja a seguir algumas opções:
Enrole duas revistas em espiral e coloque-as dentro das botas.
Pegue dois rolos de papel toalha e, com a fita adesiva, cole os dois lado a lado. Coloque-os dentro das botas.
Pegue um jornal velho e enrole formando um espiral. Use esses 'canudos' dentro das botas.
Posicione duas garrafas de vinho vazias (de preferência viradas com a gargalo para baixo) dentro dos canos das botas. (Com informações do e-How)