A fala se desenvolve durante os três primeiros anos da vida. Entre 2 e 5 anos, é comum a criança apresentar algumas dificuldades na emissão de palavras com sons mais difíceis, podendo chegar às vezes a hesitar na hora de falar ou repetir algumas sílabas ou palavras. Saiba identificar os tipos de gagueira e como tratar.
Existem 3 tipos de disfluências que podem ocorrer nas crianças: normal, leve ou grave.
Disfluência normal
Ocorre de vez em quando. A criança pode repetir uma ou duas vezes sílabas ou palavras ou ainda hesitar antes de falar como se estivesse procurando a palavra certa dentro da cebecinha. Todas as pessoas podem apresentar este tipo de disfluência durante a vida, sem que seja perceptível aos falantes ou ouvintes.
Disfluência leve
Surge quase sempre com a repetição pela criança de sons ou palavras por mais de duas vezes ou por duração exagerada de um som. Pode apresentar tensões leves no pescoço, no rosto ou em volta da boca, ou mudanças na intensidade da voz. Algumas vezes, como se estivesse faltando o ar para que a criança consiga falar. Geralmente tem duração de, no máximo, 6 meses, desaparecendo após este período de tempo.
Disfluência grave
Ocorre em quase todas as situações de comunicação. A criança gagueja em mais de 10% da fala. O bloqueio ou demora a conseguir falar ou soltar um som que parece estar preso, são mais comuns do que as repetições de sílabas ou prolongamento de sons. A criança apresenta esforço e tensão para falar, podendo associar à fala movimentos faciais e/ou corporais.
Como ajudar?
Preste mais atenção ao conteúdo do que à forma com que a criança está falando
O que prejudica a fluência?