Redução do salário, perda de emprego, dívidas se acumulando: essa é realidade de muitas famílias neste período de isolamento social, que forçou muitas delas a apertarem as finanças para resistirem aos próximos meses. Diante desse cenário, Jorge Uberson Pereira, professor de Administração da Universidade Positivo, lista alguns passos simples para tomar neste momento.
Análise da renda
O primeiro passo é fazer uma análise atual da renda da família. Houve reduções do salário ou tem previsão de redução? Faça projeções a médio e longo prazos com vários cenários. Separe as despesas em itens essenciais (água, luz, internet), negociáveis (financiamento, empréstimo etc) e adiável (a troca ou compra de um produto).
Detox financeiro
Vale fazer uma análise de todos os produtos e serviços para a casa, como streaming de música e vídeo. A dica é compartilhar com a família e amigos, se possível. A internet do celular pode ser negociável também, já que em casa é utilizado o wi-fi.
No supermercado
Embora muitas famílias estejam gastando menos (ou nada) com alimentação na rua, ainda é preciso comer em casa, então, a conta do supermercado pode crescer neste período.
"Por isso, a dica é ir ao supermercado com a lista na mão, de preferência, com o cardápio planejado, assim fica mais fácil pensar em tudo que vai precisar e evita compras desnecessárias. Se possível, vá ao mercado duas vezes por mês ou dê preferência às compras online, assim contribui com o isolamento social e quanto menos for, a tendência é de gastar menos também”, alerta.
Compras online
Você deve ter percebido uma redução nas compras físicas no seu cartão. "Quanto menos estamos na rua, menos gastamos, resistimos às tentações e compras por impulso”, explica. Contudo, é preciso ficar alerta com as compras online nesse período. "E-commerces e deliverys de comida estão fazendo promoções para atrair o consumidor, mas é preciso resistir e fazer compras apenas se estiverem planejadas”, orienta.
Desapegue ou inove
Utilize o tempo livre em casa para desapegar de itens parados há algum tempo e tente vender pela internet. Pode ser que tenha alguém buscando o produto a um preço menor. "Também pode ser um bom momento para buscar uma oportunidade de renda”, enfatiza.