Família

Uso prolongado da chupeta pode dificultar a fala

04 nov 2009 às 11:11

Cientistas da Universidade de Washington analisaram 128 crianças entre três e cinco anos e revelaram que aquelas que usaram chupeta por pelo menos três anos apresentaram mais chance de ter dificuldades para falar se comparadas àquelas que não tinham o hábito. O mesmo risco apareceu para quem chupava o dedo.

Segundo pesquisa crianças que eram amamentadas por mais tempo tinham menos chance de ter problemas com a fala. Muitos pais sentem dificuldades na hora de tirar a chupeta dos filhos, entretanto, de acordo com dentistas, o hábito de chupar chupeta ou dedo é aceitável (mas não é recomendável!) somente até dois ou, no máximo, três anos. Crianças de quatro ou cinco anos já devem estar longe do dedo, da chupeta e também da mamadeira.

O estudo ainda mostrou que crianças que eram amamentadas (em torno de nove meses) tinham menos chance de ter problemas. De acordo com os pesquisadores, sucções fora do aleitamento materno, como chupeta, dedo e até mamadeira, podem ser prejudiciais para a criança, porém outras pesquisas são necessárias para comprovar esses resultados.


Continue lendo