A Vila Cultural Cemitério de Automóveis recebe, nesta segunda-feira (28), palestra da Semana da Visibilidade Trans. Conduzida pela advogada Vivian Ayumi, a atividade irá apresentar os principais direitos da população trans, como o uso do nome social, reconhecimento da identidade de gênero, entre outros. A palestra terá início às 19h30, na Avenida Arthur Thomas, 342. A Vila Cultural Cemitério de Automóveis conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura).
Além da população trans, toda a comunidade é convidada a comparecer. A entrada é gratuita. De acordo com um dos organizadores da Semana da Visibilidade Trans, Renato Nunes Ferro, a palestra vai abordar as questões jurídicas pertinentes à comunidade, para que o acesso à informação possa possibilitar uma vida com mais cidadania plena. "Muitos trans são privados dos seus direitos, seja pela própria família ou pela sociedade em geral. Podem inclusive sofrer ameaças", frisou.
Esta será a terceira palestra da programação da Semana da Visibilidade Trans. "A primeira tratou da saúde das pessoas trans, a segunda foi com um psicólogo, que deu dicas de como as pessoas trans podem encarar e superar desafios e dificuldades no âmbito social e familiar", explicou Ferro.
Leia mais:
Aline Wirley e Igor Rickli apresentam filhos adotivos ao público
PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças
Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças nas férias
Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais
O organizador do evento reforçou a importância de se combater o preconceito enfrentado pelos transexuais, que acaba motivando atos de violência contra essa comunidade. "Através do compartilhamento dessas informações, do conhecimento, a gente quer quebrar esses preconceitos que as pessoas têm. A cada 48 horas, uma pessoa trans é morta no Brasil. Então nosso objetivo é ter mais abertura, para que as pessoas trans sejam bem acolhidas na sociedade e no vínculo familiar", afirmou.
O Dia da Visibilidade Trans, comemorado em 29 de janeiro, marca o encerramento da programação. Será realizado um manifesto pacífico no Centro Cívico, com cartazes e mensagens de combate à transfobia. O ato terá início às 18h, e inclui a exibição de um documentário, produzido por um jornalista transexual, sobre a vivência das pessoas trans em Londrina. "Queremos chamar a atenção para que as autoridades tenham um carinho por essas pessoas, e nos garantam o acesso aos direitos básicos, como saúde e segurança", adiantou Ferro.
A Semana da Visibilidade Trans é organizada em Londrina pelos coletivos Scarlett O’Hara, Elity Trans, Fórum LGBT, Mães pela Diversidade, Movimento Construção e Resiliência T.