Nunca é tarde demais para investir em alguma atividade física e acabar com o sedentarismo. Muitas delas fazem bem ao corpo e a mente e não custam nada. Ir a pé à padaria ou subir escada ao invés de usar o elevador ou fazer uma caminhada são pequenas ações que trazem muitos benefícios. Bastam um tênis, uma roupa confortável, um bom filtro solar, determinação e constância. Seja na praça, num parque, num clube ou mesmo no bairro onde mora. Não importa, é preciso começar.
O corpo é como uma máquina e precisa de cuidados constantes. O consultor e Personal Trainer da Nutrilife, Ivan Júnior, explica que o primeiro passo, antes de se decidir por qualquer atividade, é consultar um médico para verificar o trigliceres, diabetes e possíveis problemas cardíacos. "Depois, é só começar a caminhar que o corpo reagirá aos estímulos", afirma.
E por quanto tempo é preciso caminhar? Ivan indica pelo menos 30 minutos de atividade física por dia, de três a cinco vezes por semana, de forma contínua. "Porém, se a pessoa for sedentária e não contratar um orientador, o ideal é três vezes por semana. Se tiver um Personal Trainer pode prosseguir, com a atividade, fazer todos os dias da semana", explica.
A escolha do lugar para a atividade também deve ser levada em conta. Ivan aconselha, de preferência, locais sem ladeiras e circulação de veículos. Ele lembra ainda da importância do alongamento: "Antes e após o término dos exercícios é necessário fazer o alongamento. Antes para aquecer o corpo e depois para permitir a adaptação novamente ao estado de repouso".
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, dois milhões de mortes anualmente no mundo são ocasionadas por doenças do coração. Além de cansaço, mau-humor e indisposição, pessoas sedentárias podem desenvolver hipertensão arterial, infarto, obesidade, depressão, déficit cognitivo, ansiedade, diabetes, câncer, aterosclerose, artrose, doença pulmonar, osteoporose e aumento do colesterol. "A caminhada é o exercício ideal para o sedentário porque, além do risco de lesão ser bem pequeno, dá disposição", pontua Ivan.
O traje certo
Para cada ocasião, um traje adequado. Isso é fato. Então, ao sair para fazer qualquer atividade física, o atleta deve optar por cores mais claras para evitar absorção de calor e feitas com tecidos leves que não retenham o suor. As orientações são da administradora da loja de Fitness da Nutrilife, Vanessa Biasi. "O exercício aumenta a temperatura do corpo e a sudorese. Por isso, mesmo no frio é necessário ser seletivo ao escolher a roupa com a qual vai caminhar. A Nutrilife vende roupas térmicas e com proteção solar", informa.
Quanto ao tênis, é aconselhável um que tenha palmilhas que amorteçam o impacto do pé contra o solo e seja flexível e macio. "A última dica é utilizar boné e protetor solar para se proteger do sol e não deixar de se hidratar", conclui Vanessa.