Ainda que a maior parte das mulheres passe boa parte da vida evitando uma gravidez indesejada, tentar engravidar pode ser uma experiência estressante e frustrante. Isso porque o período mais fértil dura apenas alguns dias de cada ciclo. Se a mulher perder os dias certos, terá de esperar um mês inteiro - às vezes até mais, caso seus ciclos sejam longos e irregulares - para tentar novamente. Desse modo, saber identificar os dias mais férteis de seu ciclo menstrual pode ajudar a saber o momento mais eficaz para ter uma relação sexual, aumentando as chances de concepção.
Janela fértil
Os espermatozoides vivem até cinco dias enquanto seus óvulos podem viver até 24 horas. Isso cria uma janela fértil de até seis dias em que você potencialmente pode engravidar. O problema é que os espermatozoides podem não viver todos esses dias. Assim, os seus dias mais férteis se resumem ao dia da ovulação e aos dois dias anteriores. Um estudo de gráficos sobre gravidez no site FertilityFriend.com constatou que em 94% dos casos que resultaram em gestações foram de mulheres que tiveram relações sexuais em um desses três dias.
Muco cervical
Ao longo de seu ciclo menstrual, o colo do útero produz um muco que protege o útero e impede a entrada de bactérias na vagina. Na maioria das vezes, apenas uma pequena quantidade de muco espesso e grudento é produzida; com a ovulação se aproximando, no entanto, o muco torna-se muito mais abundante, claro e elástico, o que protege os espermatozoides e os ajuda a chegar ao útero. Dias em que seu muco cervical está com uma consistência igual à de claras de ovos são potencialmente férteis, pois este é um sinal que indica a aproximação da ovulação. O último dia em que você percebe o muco cervical com essa consistência geralmente é seu dia mais fértil: o dia da ovulação.
Pico de LH
Um dos hormônios gerados pela glândula pituitária é o hormônio luteinizante (LH), que desempenha um papel crítico na ovulação ao estimular um folículo em seu ovário para que produza e libere estrogênio. Uma vez que a quantidade de estrogênio em seu organismo atinge o nível correto, a glândula pituitária produzirá um pico no nível de LH, levando à liberação do óvulo. Você pode comprar vários tipos de exames, tais como testes de ovulação e monitores de fertilidade, que rastreiam a quantidade de LH em seu organismo. Quando um desses exames der um resultado positivo, indicando que o pico de LH aconteceu, você saberá que é um dia altamente fértil porque a ovulação ocorrerá dentro de 24 a 36 horas.
Colo do útero alto
Normalmente o colo do útero está baixo e firme como a ponta de um nariz e pode estar fechado ou ligeiramente aberto; à medida que se aproxima a ovulação, ele se move para cima - às vezes fica tão alto que você não poderá alcançá-lo com o dedo. O colo do útero também abrirá e suavizará a textura dos lábios para permitir a entrada do esperma. Quando você perceber que o colo do útero está aberto, alto, úmido e com uma textura macia, a ovulação está próxima, tornando este um dia fértil. (Fonte: eHow Brasil)