Família

Palestra em Londrina aborda relações entre pais e filhos

25 ago 2010 às 11:29

A autonomia, aliada à responsabilidade, é o grande segredo para o desenvolvimento da inteligência das crianças. Isso é o que aponta o psicólogo e educador Carlos Meier. "A neurociência tem mostrado que a inteligência pode ser desenvolvida por meio de alguns fatores essenciais: estimulação adequada, conquista de desafios, resolução de problemas e superação de dificuldades" destaca Meier, que vem a Londrina ministrar palestra, aberta a toda a população, nesta quarta-feira (25), às 19h30, no Colégio Universitário.

Ainda de acordo com o psicólogo, referência no assunto no país, quanto mais conexões cerebrais, que geralmente ocorrem mais intensamente nos primeiros anos de vida, mais inteligência. "Esse não é o único fator, mas é o principal. Assim, o ideal é que as crianças tenham as melhores e mais qualificadas escolas nas séries iniciais, pois é nesse período que o desenvolvimento do cérebro é maior", aponta Marcos Meier. "Muitos pais, equivocadamente, colocam seus filhos numa escolinha qualquer, sem qualidade, pensando que mais tarde os colégios de Ensino Médio farão a diferença. É exigir demais do colégio. O ideal é que a criança estude nas melhores escolas desde sempre. Nesse caso, a preparação para o vestibular e para a vida será muito mais facilitada. A responsabilidade não pode ser apenas do 'terceirão'."

O psicólogo aponta ainda que os pais de hoje, para que contribuam ao desenvolvimento da inteligência dos filhos, precisam reconhecer a importância da parceria escola-família, pois a especialista em educação é a escola e os pais, podem aprender muito sobre o desenvolvimento da inteligência de seus filhos. "A escola pode propiciar momentos em que essa troca ocorra. Palestras e reuniões de pais são bons momentos para que haja uma troca saudável a respeito de informações sobre as crianças e adolescentes", explica Meier. "A interação pai-filho é uma das principais características potencializadoras do desenvolvimento da inteligência."


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