Família

Oito alimentos para comer depois de correr ou malhar

29 jul 2013 às 09:17

As atividades físicas trazem diversos benefícios à vida das pessoas. Mas para se alcançar bons resultados – seja para manter o corpo em forma ou para melhorar a saúde, em geral – é preciso também associá-las a uma boa alimentação.

A dieta ideal para cada pessoa, de acordo com seus objetivos, deve ser indicada por um profissional da área, mas existem alguns alimentos que são comprovadamente eficientes e que devem ser consumidos após o treino ou a corrida.


A nutricionista Karina Frasson destaca que a alimentação deve ser feita o quanto antes após o exercício físico, para evitar a perda de massa magra e repor os nutrientes perdidos durante as atividades. "É interessante dar preferência aos carboidratos com alto índice glicêmico (pão branco, mel, batata, arroz) associados a fontes de proteína (carnes magras, queijos etc.). Essa combinação resulta em maior estoque de glicogênio e maior recuperação muscular", explica. "É importante também acrescentar frutas ou sucos naturais a essa alimentação quando possível", acrescenta.


Com a ajuda da profissional, o Portal Minha Vida, especializado em saúde, alimentação e bem-estar, selecionou oito opções de alimentos (ou combinações) que devem ser incluídos no cardápio após o treino da academia ou a corrida. Confira:


1. Banana


Contém significativa quantidade de potássio que ajuda a evitar câimbras – que podem ocorrer especialmente após uma longa corrida. Pode ser consumida, inclusive, com um pouco de mel.


2. Aveia com frutas


Tanto a banana como outras frutas podem ser combinadas com a aveia – que é um alimento altamente nutritivo, inclusive, com grande teor de fibras. Para uma refeição pós-treino mais completa, pode-se ainda acrescentar leite desnatado, formando um mingau.


3. Barra de proteína


Práticas e com grande concentração de proteínas, as barrinhas são uma excelente opção de lanche pós-corrida. Não é à toa que são distribuídas com frequência em eventos de corrida.


4. Pão ou torrada com manteiga de amendoim


Carboidratos + proteínas? Combinação perfeita e sempre recomendada no que diz respeito à alimentação para academia, especialmente no período que sucede o treino. E os itens citados acima atendem muito bem a essa necessidade.


A manteiga de amendoim (desde que sem a adição de açúcar) tem sido uma ótima opção para substituir a margarina, por possuir alta concentração de proteínas, carboidratos e ser rica em "gorduras do bem". Pode ser passada em pães e torradas integrais, ou ainda, simples – já que serão consumidos logo após o treino.


5. Smoothie com iogurte grego


Smoothie é uma bebida de textura cremosa, feita à base de frutas naturais congeladas, sem a adição de açúcar. É muito nutritiva por conter vitaminas e sais minerais. Então a dica é: escolher sua fruta preferida e batê-la com o iogurte grego que, por sua vez, possui alto teor de proteínas. Opção perfeita para a alimentação pós-treino.


6. Homus com cenoura


Homus é um patê à base de grão de bico, fonte altíssima de proteína e carboidratos saudáveis. Pode ser combinado com cenoura ou outros vegetais.


7. Pão com peito de peru


O lanchinho pode ainda ser feito com queijo branco. O pão, por ser rico em carboidratos, repõe as energias, enquanto o peito de peru e o queijo oferecem proteínas de alto valor biológico, fundamentais para a recuperação muscular.


8. Água ou água de coco


A hidratação durante e depois do treino é fundamental. Não importa se você correu 1 km ou 5 km, se ficou 30 minutos ou 2 horas na academia, é sempre bom estar com sua garrafinha de água na mão.


E a água de coco também é considerada um ótimo hidratante pós-exercício, pois, além de repor a água perdida no treino, fornece carboidratos e minerais como sódio e potássio, auxiliando no processo de recuperação.

Com essas ideias, não há desculpas para ficar sem se alimentar após o treino… E muito menos para ficar sem se exercitar! Bons resultados serão alcançados com empenho e também com uma boa alimentação para a academia. Mas, com certeza, valerá a pena! (Fonte: Minha Vida, saúde, Alimentação e Bem-estar)


Continue lendo