Precisa de uma nova formação para o seu novo "eu"? Será que existe idade para mudar? É claro que não! Vá em frente e seja feliz: mesmo um profissional sólido na sua carreira, com anos de trabalho e uma carteira de clientes já formada pode se descobrir e mudar completamente. E pode ser aos trinta quarenta, cinquenta anos, não importa a idade: Nunca é tarde para descobrir que outra vida irá te deixar mais feliz!
É neste processo de mudança que vai surgir a necessidade do foco, da determinação e o poder de encarar uma vida do zero. Talvez o maior símbolo da mudança seja voltar a estudar.
Dependendo da mudança, a formação acadêmica vai ser necessária - e aí entra estudo. Para a Master Coach, Bianca Caselato, existe a vontade mas falta a coragem de começar tudo de novo. Por isso é fundamental ter autoconhecimento e saber o que esta pessoa quer mesmo para a sua vida antes de fazer qualquer mudança:
Leia mais:
Aline Wirley e Igor Rickli apresentam filhos adotivos ao público
PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças
Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças nas férias
Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais
"Se já sabe o que quer, o processo de coaching vai ajudar praticamente em tudo nesta transição, do começo ao fim. A pessoa entende que existe um motivo para aquela ação. Vai encontrar pessoas mais jovens e isso é maravilhoso. Gera uma convivência muito rica. Esta troca de experiências é válida tanto para os jovens quanto para os mais experientes".
Bianca ressalta que o aproveitamento de uma faculdade, por exemplo será muito melhor quando se sabe exatamente o que se quer alcançar: Se este objetivo preenche a essência da pessoa fica mais fácil concluir a mudança.
O que as pessoas vão pensar?
Claro que uma mudança radical vai despertar sentimentos extremos em todos os que estão ao redor desta pessoa. Vai ter gente que vai pensar que é uma loucura mudar tudo enquanto outros vão incentivar essa mudança. Críticas e elogios virão de todos os lados e se essas opiniões podem atrapalhar ou ajudar no processo. Vai depender muito do ponto de vista da pessoa que está mudando.
Bianca entende que existe a preocupação com a opinião de terceiros, de colegas de trabalho, de familiares e amigos. Mas o processo de coach ajuda a olhar para o outro lado - e se houver este despertar, a pessoa muda, independente do que falarem:
"Será que você está realmente recomeçando? Toda a experiência de vida pode ser aplicada em um novo desafio. Fazer uma segunda faculdade é um motivo de admiração para muitas pessoas. Quantas pessoas possuem uma segunda ou até mesmo uma terceira formação? O contexto todo vai depender de como se percebe esta mudança. Uma vez com tudo definido, basta se jogar na nova direção e ser feliz alheio à opinião de terceiros" completa Bianca Caselato.