Família

Modelo certo de calça ajuda a realçar seu corpo; confira

09 ago 2013 às 08:28

Seja no dia a dia, na hora da pressa, e, até mesmo em ocasiões mais formais, a peça que nunca nos deixa na mão é a calça! Disponíveis em diferentes materiais, como jeans, tecidos molinhos ou elásticos, couro, sarja, algodão e brim, as calças têm ainda a vantagem de permitir cortes variados.

Desde 1920, quando as calças foram popularizadas pela estilista francesa Coco Chanel, as calças não saíram mais dos guarda-roupas das mulheres. Mas, além de toda a praticidade e versatilidade que a peça tem, outros fatores podem ser levados em conta na hora de escolher um modelo para você. Infelizmente, não é todo modelo de calça que cairá bem em seu corpo. Por isso, algumas dicas devem ser lembradas na hora de comprar uma peça nova, até mesmo para ajudar a realçar o que você tem de mais bonito ou para disfarçar pequenas imperfeições do seu corpo.


"É muito importante sentir-se confortável. Algumas calças e cores podem favorecer você e deixá-la ainda mais confiante. Por isso, vale ter em mente o tipo certo para diferentes situações", explica a personal stylist Flavia Monte, fundadora da consultoria de estilo Remonte.me, em entrevista para o Portal Vital.


Para ajudá-la a não errar no look, Flavia e a também estilista Marianna Gimenez Lanzilotti explicam as diferenças de cada modelo e sugerem as melhores combinações. Confira a seguir:


Cintura alta


Essa calça já foi moda no passado e voltou repaginada, agora em jeans, alfaiataria, cropped e flare, entre outros tipos. Além de deixar o visual superchique e atual, ajuda a definir a cintura, disfarça as curvas e alonga a silhueta. Os modelos com bolsos retos e cores escuras suavizam o quadril mais largo. Para mulheres que têm medidas mais equilibradas, valem as opções com detalhes nos bolsos e no cós. Aposte nas combinações com camisas – seja por dentro ou por fora da calça –, mas evite usar cintos muito grossos e largos, que encolhem a silhueta.


Cigarrete


A calça cigarrete surgiu na década de 1950 e ganhou fama nos anos 1960. Essa modelagem valoriza as mulheres que possuem pernas longas. Então, para quem tem menos altura, é válido combinar com sapatos mais abertos, da mesma cor da calça, que passem uma sensação de pernas compridas. Mas também são indicados os modelos de salto alto, os scarpins, os sapatos oxford e as botas nos dias frios.


Flare


O modelo – que lembra as antigas "boca de sino" – é a tendência preferida dos fashionistas. Democráticas, as calças flare ficam bonitas em todos os corpos e são uma ótima alternativa para alongar a silhueta, principalmente quando usadas com saltos grossos. Por ter barras amplas, essa é uma opção que equilibra e disfarça o quadril. Mas cuidado na hora de fazer a barra: o ideal é que ela cubra os sapatos e fique rente ao chão.


Cintura baixa


Justamente por ter uma cintura baixa, o modelo não cobre as curvas dessa região. Fica bem em mulheres de qualquer altura, mas vale lembrar que esse tipo de calça tende a achatar a silhueta. A modelagem mais informal pode ser usada com um salto, principalmente por quem tem as pernas mais curtas.


Skinny


Modelo justo, desde a cintura até a panturrilha, valoriza corpos de proporções equilibradas, já que marca as curvas. Se você tem os quadris largos, opte por blusas mais compridas e com caimento próximo ao corpo, mas não muito folgadas nem apertadas demais. As skinny ideais têm lavagens escuras, em cinza ou azul, sem manchas, rasgos ou bordados. Para fechar a combinação, tire do armário as sapatilhas, os slipers, as botas (por dentro ou por fora da calça), as sandálias ou sapatos de plataforma ou meia-pata.


Saruel


Essa calça de origem marroquina é a mais desafiadora, pois chama toda a atenção para a região dos quadris. Quanto maiores eles forem, mais evidenciados ficarão. Além disso, por ter um cavalo muito baixo, o modelo achata a silhueta do corpo e não favorece quem tem menos altura. Compense esses pontos fracos com um salto alto.


Legging


Combine-a com blusas compridas, que cobrem o bumbum, para não deixar o visual vulgar. Versáteis, elas são capazes de mudar totalmente a composição: basta trocar a blusa por uma jaqueta glamorosa ou um sapato de salto, além de acessórios, como um cinto ou brincos mais chamativos. Use também com tecidos sofisticados, e você terá um resultado elegante e confortável.


Pantalona


As pantalonas voltaram com tudo no verão 2013, principalmente com tecidos estampados, e continuam com força total no inverno. Muito chiques e elegantes, elas criam visuais diferenciados e podem ser usadas no trabalho, nos momentos de lazer e até mesmo em festas. É uma pedida perfeita para quem tem o bumbum grande, já que o modelo ajuda a alongar a silhueta. E, por ser "soltinha", não marca tanto as curvas do corpo.


Reta

Essa é a opção mais democrática e fácil de usar, já que veste bem em qualquer tipo de corpo. Preste atenção apenas no caimento, que deve ser reto – nem muito justo, nem muito largo. Para montar o visual, aposte em tops justos, batas e blusas acinturadas ou com volume nas mangas. Além disso, é possível combinar a calça reta com todos os modelos de sapatos. (Fonte: Portal Vital)


Continue lendo