Família

Melhore a segurança dos seus filhos no Facebook

01 fev 2012 às 11:12

De uns tempos para cá, todas as crianças e adolescentes, independentemente da idade, estão aderindo a rede social do momento: o Facebook. Com tantas informações que podem ser veiculadas pela rede, por mais inofensivas que pareçam, o fato pode ser uma porta de entrada para expor informações pessoais da família.

Na rede é possível informar desde idade, a escola e lugares que frequenta. Fato que pode parecer perigoso e deve soar como um alerta aos pais que se preocupam com a superexposição dos filhos. De toda forma, não há motivo para se preocupar. Apesar da gama de possibilidades de divulgar dados pessoais que a rede dispõe, o Facebook oferece ferramentas de segurança e privacidade que, quando ativadas, podem proteger informações importantes sobre o seu filho.


Confira o passo-a-passo de como aumentar a segurança do seu filho no Facebook de forma simples e prática:


1 – Informações do Perfil


Ao editar o perfil, você pode escolher a visibilidade de cada informação colocada.


Por exemplo, você pode personalizar o perfil do Facebook para que informações como a idade do seu filho apareça para amigos e o lugar onde ele mora e estuda apareça apenas para ele mesmo. Sendo assim, você escolhe exatamente o que é público, o que é compartilhado com amigos, com amigos de amigos e o que não é compartilhado com ninguém.



2 – Privacidade padrão


Para controlar a privacidade padrão da conta do seu filho, vá até o canto direito da página do Facebook e clique na setinha ao lado do botão Página Inicial e vá para Configurações de privacidade. Na página de privacidade, altere a configuração padrão para apenas Amigos.


Reprodução


3 – Como conectar


Ainda na página de Configurações de privacidade, clique em Como conectar e escolha as opções que deseja para manter o seu filho seguro. O ideal seria manter as conexões dele entre amigos e amigos de amigos, para evitar que desconhecidos o adicionem ou mandem mensagem.


Reprodução


4 – Marcações


As análises de marcações devem ser ativadas e o check-in em locais públicos deve ser desativado para que o Facebook não divulgue o local onde seu filho está quando alguém fizer o check-in dele. Para personalizar estas opções vá para Configurações de privacidade > Como funcionam as marcações > Editar configurações.


Reprodução


5 – Bloqueio


Você pode bloquear pessoas, convites para aplicativos e convites para eventos vindos de determinados usuários do Facebook. Isso pode ser configurado em Configurações de privacidade > Pessoas e aplicativos bloqueados > Gerenciar bloqueio.


6 – Fotos


Modifique a privacidade de cada álbum de fotos do Facebook de acordo com o que quer proteger. No canto inferior de cada capa de álbum tem um ícone, no qual você pode clicar e escolher com quem deseja compartilhar aquelas fotos. Vá até o seu perfil, clique em Fotos > Ver tudo: Fotos e escolha a opção de compartilhamento que deseja para cada álbum. Desta forma, você protege não só as informações do seu filho, mas também a imagem dele.

Tomando essas precauções você evita que as pessoas erradas tenham acesso às informações pessoais do seu filho e da sua família e os mantém mais protegidos dos riscos existentes nas redes sociais. (Fonte: Dicas de Mulher)


Continue lendo