Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Atividades culturais

Londrina tem oficinas para população em situação de rua

N.com
04 fev 2019 às 16:23

Compartilhar notícia

- Saulo Ohara/Arquivo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A SME (Secretaria Municipal de Educação) retoma, nesta segunda-feira (4), as oficinas Leitura e Escrita e Artes para o público atendido no Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua). A atividade, realizada em parceira com a SMAS (Assistência Social do município), esteve em recesso desde o dia 20 de dezembro de 2018.


A oficina de Leitura e Escrita, ministrada pela professora Geocélia Alves Ribeiro, iniciada há seis meses, com dois participantes, hoje atende 21 pessoas. Segundo a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da SME, Déborah Flora dos Santos, o ingresso na atividade é espontâneo e já trouxe diversos ganhos aos participantes. "Muitos voltaram a ter sonhos e a se reencontrar, trazendo grande significado para eles", ressaltou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Já a oficina de arte é realizada há três anos, com a participação de 15 pessoas em situação de rua. A ministrante é a professora Maria de Fátima Bernardo. "As aulas possibilitam que eles se expressem, coloquem seus sentimentos, melhorem a autoestima e confiança, resgata sonhos, e com isso eles voltam a ter objetivo e metas", frisou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fátima e Will

Aline Wirley e Igor Rickli apresentam filhos adotivos ao público

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças nas férias

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais


Segundo Déborah, as atividades já estão trazendo resultados práticos na vida dos participantes. "A oficina de Leitura e Escrita despertou, por exemplo, o desejo de uma pessoa em escrever seu próprio livro, inclusive ela já começou a produzir as primeiras páginas. Há casos, também, de participantes que estão escrevendo pequenas peças e letras de rap. A oficina de Artes está servindo também como uma fonte de renda para alguns deles, que estão produzindo seu próprio material e comercializando", disse.


Déborah enfatizou que a vinculação da população em situação de rua com o ato de ler, de escrever, e com as artes, é fundamental para a retomada do desejo de estudar. "As oficinas estimulam, motivam, instigam o desejo neles de estudar. Oportuniza, ainda, o acesso a diferentes materiais e recursos, permitindo a manifestação de habilidades e sentimentos", afirmou.

A atividade é realizada três vezes na semana, as segundas, quartas e quintas. A de Leitura e Escrita acontece no período vespertino, e a de Arte no matutino. As aulas são ministrada dentro do Centro POP, localizado na Rua Dib Libos, 25, esquina com avenida Celso Garcia Cid.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo