Potinhos cheios de doces, caixinhas decorativas que podem ser usadas para guardar objetos, bombons, trufas, sachês são alguns dos principais pedidos das futuras mamães ao escolherem as lembrancinhas de seus pimpolhos. "Entregar um mimo a quem visita o bebê recém-nascido é uma tradição, uma maneira delicada de agradecer. Mas há uma preocupação em oferecer alguma coisa útil, afinal, ninguém quer presentear o outro com algo que será esquecido rapidamente", explica Josi Santana, proprietária da loja Bibi e Léo.
Levando em conta esta tendência, muitas mamães têm optado por oferecer utilidades como lápis, medalhinhas, sachês, potinhos, cremes, xampus e condicionadores.
Andressa Ribas Florenski, formada em artes visuais e design de lembrancinhas de festas, concorda com Josi e afirma que a tendência é realmente sair do tradicional ‘ímã de geladeira’. "Hoje, objetos inúteis não são mais procurados", diz.
Uma caneca personalizada com o nome do filho foi a escolha da empresária Ellen Schiavon Carrara, grávida de nove meses. "Optei por essa peça porque achei muito bonita, mas principalmente por ser uma lembrancinha que as pessoas vão usar", conta.