Em um cenário no qual o Brasil enfrenta uma alta taxa de desemprego, com mais de 14 milhões de desempregados, há também uma alta procura de trabalho das pessoas que começam a entrar no mercado. Ainda que a situação esteja caótica e que boa parte dos alunos tenha trancado os cursos durante a pandemia, cresce o número de universitários à procura de emprego.
Este cenário está refletido nos dados de Big Data. De acordo com o Google Trends, as vagas de jovem aprendiz e estagiário foram as mais buscadas pelos brasileiros na plataforma de pesquisa no começo deste ano. No ranking de vagas mais buscadas, as de jovem aprendiz conquistaram o primeiro lugar, ao passo que os estagiários dominam a terceira colocação.
A alta quantidade de pesquisas está, sim, relacionada ao aumento dos novos profissionais no mercado, mas também está atrelada ao modo como esses novos integrantes procuram por vagas, por meio da pesquisa direta no Google. A nova geração tem usado cada vez menos os buscadores tradicionais de oportunidades, e prefere a especificidade da ferramenta de busca do Google a olhar sites consolidados no mercado.
Leia mais:
Aline Wirley e Igor Rickli apresentam filhos adotivos ao público
PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças
Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças nas férias
Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais
De encontro à procura dos jovens e universitários, os trabalhadores formais têm também mudado a forma como buscam por oportunidades de emprego na internet. De acordo com a pesquisa, a busca pelo termo "vagas" apresentou em 2021 o menor nível desde 2014, o que indica uma crescente mudança de hábitos.
O Google também destaca que o levantamento das vagas mais buscadas já existe há 17 anos e que os dois primeiros meses do ano são famosos pela alta busca por vagas de emprego.
Vagas mais buscadas
Para além das vagas de jovens aprendizes e estagiários, há bastante destaque para vagas de baixa remuneração e que não necessitam de ensino superior. As mais buscadas são as de motorista, recepcionista, vigilante, porteiro, motoboy, babá e atendente. Há destaque também para a vaga de babá, que teve um aumento de 60% no índice de buscas em comparação com o mesmo período de 2020.
Entre os estados que mais buscaram por vagas no Google, estão Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.
Decisão de carreira
Entre as buscas, destacam-se perguntas relacionadas à remuneração de determinadas profissões, o que indica que adolescentes também têm pesquisado a situação das vagas para os próximos anos. Em conjunto a isso, o Google Trends também apresentou um aumento no número de pesquisas por teste vocacional rápido, que atingiu o máximo de buscas em janeiro deste ano.