21/02/20
32º/19ºLONDRINA
PUBLICIDADE
Reflexão

Inveja boa: saiba como usar o sentimento de forma positiva

Basta abrir o Instagram ou outras redes sociais para sentir inveja todos os dias, não é mesmo? Se isso te conforta, você não é o único. O sentimento é mais comum do que imaginamos e ter aquela "inveja do bem" pode, sim, ser algo normal.

iStock
iStock


Não se sinta culpado quando ela vier à mente. De acordo com especialistas, a inveja pode fazer com que algumas metas e objetivos saiam do papel. Além disso, o sentimento pode ser interpretado como admiração.

Fabiola Furlan, psicóloga da Beneficência Portuguesa, explica que todos nós já sentimos inveja uma vez na vida. O que muda, diz, é como agimos e o que fazemos com ela. "Se você usá-la em situações positivas, ela pode até ser benéfica."

Em muitos casos, invejar o outro permite sair da zona de conforto e pode servir de inspiração. No ambiente de trabalho, saber que o colega foi promovido e invejá-lo faz com que você se motive a conquistar o mesmo cargo, por exemplo.

A inveja, no entanto, pode ser encarada como desvio de caráter e se torna prejudicial quando "agride" o outro. Isso pode ser perceptível quando você começa a torcer para que determinada pessoa se dê mal.

"Está muito relacionado a querer ter o que pessoa já possui, mas ao mesmo tempo há um senso de inferioridade", afirma Natalia Pavani, psicóloga do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

É fundamental enxergar se determinada inveja está sendo concentrada em uma pessoa só, se existem mais pessoas que despertam tal emoção e se é um problema que ocorre com frequência.

Avalie e pense como você está reagindo às conquistas das pessoas e como isso o deixa feliz ou triste. "Quando sai do controle, quando familiares e amigos começam a perceber e quando começa a afetar situações do dia a dia, deve-se procurar ajuda", finaliza Furlan.
Priscila Carvalho - Folhapress
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
comentários
Continue lendo
Numerologia

Saiba quais são os significados da data 20/02/2020

Volte ao ritmo!

Conheça a fitoenergética e seus benefícios para a saúde

Em Londrina!

Centro de Oficinas para Mulheres oferece aulas de yoga

Veja mais e a capa do canal