No próximo dia 15 será comemorado o Dia do Homem. A data surgiu com o objetivo de incentivar o cuidado com a saúde masculina, mas ainda é desconhecida por muitos. Esta ocasião, porém, é uma ótima oportunidade para analisar as mudanças no comportamento masculino nos últimos anos. Hoje, eles se preocupam mais com os filhos e se interessam pelas atividades domésticas, que vão muito além de limpar a casa e levar as crianças para a escola.
Na agência de relacionamentos Par Ideal, de Curitiba, é possível perceber essa quebra de paradigma. Dos homens cadastrados à procura de uma parceira, 98,3% afirmam que estão dispostos a ajudar na educação dos filhos, o que mostra que os pais estão cada vez mais ocupando funções até então consideradas femininas e se tornando mais próximos dos seus filhos.
Atualmente, muitos homens comemoram o crescimento do número de guardas concedidas para que eles sejam os principais responsáveis pelos filhos. O direito ou o dever de cuidar e educar a criança e o adolescente após o fim da relação não é necessariamente da mulher, e muitos homens fazem questão desta tarefa e brigam por isso. Na Par Ideal, entre os cadastrados, 66% têm filhos, sendo que 12,5% conquistaram na justiça, ou por consenso, o direito de criá-los. Na faixa entre 41 e 50 anos o índice é ainda maior, 30%. "O número pode parecer pequeno se comparado ao direito conquistado pelas mulheres, mas já é uma mudança representativa. Hoje muitos homens fazem questão de ficar com os filhos, isso não é mais encarado como um fardo", afirma a diretora da agência, Sheila Rigler.
Disposição para dividir as obrigações
Nas tarefas domésticas, 93,7% garantem que ajudariam. Os menores índices de aceitação estão entre os homens mais velhos, principalmente entre 51 e 60 anos. "Esses números já mostram uma disposição muito maior dos homens em dividir as obrigações" afirma Sheila. "Há dezesseis anos, quando abri a Par Ideal, os homens eram muito mais resistentes a esse tipo de atividade", relembra Sheila.
E as mudanças vão além do cuidado com a família. Se antigamente as mulheres preparavam alimentos que atraíam pela aparência e gosto, atualmente muitos homens são verdadeiros artistas na cozinha e em alguns casos preparam pratos melhores do que muitas mulheres. "Agarrar um marido pelo estômago era um conselho do tempo das avós. Hoje, os homens usam panelas como armas de sedução", comenta Sheila.
Segundo ela, o homem moderno esta usando as mudanças no comportamento como aliadas no momento da conquista. Não são poucos os que vão para cozinha, agora eles fazem parte de uma parcela da população cada vez maior.