“Olha o passarinho!” A expressão, tão antiga e ainda mencionada sempre ao tirar uma foto, pode ser usada por fotógrafos que desejam captar as melhores imagens de uma criança. No entanto, existem outros meios mais atualizados e eficazes que prometem resultados melhores, além de dar mais leveza a momentos como este, que podem ser um verdadeiro calvário para os fotógrafos.
Sim, as crianças geralmente são imprevisíveis, por isso elas podem muitas vezes não compreender a razão daquele instante ser tão importante, e com isso o resultado pode não ser o esperado por todos a sua volta. Porém, conforme destaca o fotógrafo Frederico Gomes, é possível reverter este quadro a seu favor: “Antes de tirar as fotos, converse com a criança. Se apresenta a ela e fale algumas coisas interessantes sobre você e seu trabalho. Explique que você gostaria de registrar aquelas imagens e demonstre como será prazeroso passar aquele momento com eles. Pergunte se estão animados ou não, enfim, dê atenção total aos pequenos para que eles se sintam encorajados”.
Leia mais:
Aline Wirley e Igor Rickli apresentam filhos adotivos ao público
PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças
Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças nas férias
Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais
Ao tirar fotos de todos os membros da família, Gomes sugere começar pelas crianças: “Elas vão ficar ansiosas em serem fotografadas logo, então dê essa prioridade a eles. Depois disso, eles vão focar em suas brincadeiras ou prestar atenção no seu trabalho, logo não vão fazer nada que possa te atrapalhar”, observa. Outro detalhe essencial é manter a criança entretida até tirar a sua foto. Por isso, “apresente alguns brinquedos a elas, como adereços ou brinquedos. Isso vai manter a distração delas e evitará que eles fiquem ansiosos naquele ambiente”.
Se a proposta é tirar fotos sérias, o fotógrafo orienta: “Faça perguntas que estimulem o pensamento deles. Assim, eles farão uma pose mais concentrada, o que poderá ser o instante ideal para tirar a foto”. Por outro lado, “se a proposta é rir, faça piadas ou brincadeiras que promovam a descontração. Quando a criança rir, tire a foto imediatamente”, revela.
Tudo isso, é claro, com muita conversa e atenção. “Valorize aquele momento com eles. Converse, e escute o que tem a dizer. Deixe que se expressem naquele momento. Eles se sentirão valorizados, e após terem a confiança em seu trabalho, facilitarão muito e você terá as melhores fotos possíveis que eles certamente lembrarão como um delicioso encontro”, completa Frederico.