Família

Fonoaudiólogos ensinam como estimular seu bebê a falar

17 fev 2015 às 13:36

Ele é tão pequenininho mas de uma fofura enorme! Você não consegue pensar em outra coisa, a não ser no seu filho lindo que cresce a cada dia, não é mesmo? Quando ele começa a emitir pequenos sons, a expectativa aumenta. Você fica imaginando o que ele quer dizer com aquilo e fica com a audição aguçada para não perder a primeira palavra pronunciada.

A maioria dos bebês começa a falar as primeira sílabas a partir dos seis meses. Com 12, já é possível ouvir "mamãe" ou "papai". Para estimular esse processo, no entanto, os pais podem adotar atitudes simples. O site Minha Vida listou nove passos que achamos muito úteis e decidimos reproduzi-los aqui.



1 - Fale de maneira correta


Não caia na tentação de falar errado. O bebê vê os movimentos da sua boca, piscadas de olhos, sorrisos e aprende muito por observação. Se ele aprender errado, provavelmente, terá problemas no futuro.


2 - Fale de forma natural


Não infantilize a voz ao falar com o seu bebê. A dica é da fonoaudióloga Debora Befi-Lopes, coordenadora do Departamento de Linguagem da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Não fale no diminutivo, nem em tom mais fino. "Fale com boa entonação, de forma simples".


3 - Olhe para ele e mostre a sua boca


O contato visual é super importante. O modo como o som é produzido ajuda na imitação pela criança. Além disso, olhar nos olhos deles estimula a afetividade.


4 - Cuidado com a euforia


Ficar muito eufórica nos momentos em que o bebê começa a balbuciar as primeiras palavras não é bom. Isso pode atrapalhar o desenvolvimento, alerta Ana Paula Bautzer, da Clínica de Especialidades Integrada.


5 - Peça ajuda do irmão mais velho


O bebê pode aprender mais rápido com uma criança, afirma a fonoaudióloga Ana Paula. Se ele for o primeiro filho, busque contato com outras crianças.


6 - Não deixe a criança acomodada


Cuidado para não mimar demais o seu filho. Se tudo o que ele quiser estiver à frente sem ter que balbuciar, chorar ou apontar, isso pode prejudicar a comunicação.


7 - Brinque muito


Brincar também é ensinar. O bebê que vive em um ambiente de muita tensão e estresse tem mais dificuldades de se desenvolver.


8 - Desligue rádio, televisão e computador


O bebê pode ficar confuso com os sons que vêm, ao mesmo tempo, dos aparelhos e da boca dos pais. A fonoaudióloga Marcella Vidal, da Telex Soluções Auditivas, afirma que esses meios não são prejudiciais, mas não podem ser o elemento principal de estímulo.

Fonte: Minha Vida.


Continue lendo