Você sempre ouviu falar (e acreditou) que sexo queima calorias, certo? Afinal, a exemplo dos exercícios físicos, a prática acelera o ritmo cardíaco e faz suar. Mas quantas calorias podem ser eliminadas durante uma tórrida sessão de sexo? Em busca dessa resposta, cientistas realizaram um estudo em 2013 e publicaram os resultados no jornal Plos One. Os dados foram divulgados pelo site do Huffington Post.
No estudo, 21 casais heterossexuais foram convidados a fazer, primeiramente, um teste de resistência na esteira, em intensidade moderada. Depois, foram mandados para casa para praticar sexo pelo menos uma vez por semana, durante um mês, utilizando um aparelho medidor de atividade. Além disso, os participantes tiveram que comparar as sensações físicas e psicológicas da atividade sexual com as da corrida na esteira.
Após a análise de todos os dados, os pesquisadores chegaram a conclusão que a atividade sexual queima quatro calorias por minuto, no caso dos homens, e três por minuto para as mulheres. Com base nos resultados o sexo foi classificado como uma atividade de "intensidade moderada". O treino na esteira, por outro lado, queima o dobro de calorias, de acordo com a pesquisa.
A princípio esse gasto energético pode parecer pequeno, mas se considerarmos que uma relação sexual dura em média 25 minutos, incluindo as preliminares, uma mulher pode perder até 75 calorias durante o 'rala e rola', enquanto o homem pode eliminar até 100 calorias.
O autor do estudo, Antony D. Karelis, lembrou que o sexo não deve substituir a prática de atividades físicas. Segundo ele o ideal é ambos se complementem, já que, combinados, melhoram a qualidade de vida e a saúde do casal.
Ainda assim, vale lembrar que a média de uma relação sexual é de 25 minutos, incluindo as preliminares, o que pode resultar em 75 calorias queimadas para mulheres e 100 para os homens.
Segundo o autor do estudo, Antony D. Karelis, o sexo não deve substituir os exercícios. "Ao invés disso, ambos podem ser incorporados na sua rotina. Estudos mostram que eles melhoram a saúde, então a combinação dos dois leva a uma melhor qualidade de vida", indica.