Família

Entenda por que bebês se apegam a fraldas e outros objetos

13 ago 2015 às 13:18

É muito comum o bebê se apegar a objetos. Quem conhece alguma criança que não largava de uma fraldinha ou de um bichinho de pelúcia? Da boneca que não dormia sem? Ou da mantinha que tinha um cheirinho especial? A maioria das crianças tem algum objeto que guarda um significado especial, da qual não consegue ficar longe por muito tempo.

Especialistas usam o termo "objetos de transição" para identificar itens que recebem esse carinho especial. O termo existe porque esses objetos ajudam as crianças passar pelas transições da infância, como uma nova babá, nova creche etc. Eles lembram os bebês da segurança e o amor do lar e dos pais.


Quando os bebês atingem mais ou menos um ano de idade, já está clara a relação com esses "amigos especiais". Mas, essa não é o momento ideal de separá-los. Nessa fase, as crianças estão passando por muitas mudanças e precisam desse apoio. O que é possível fazer é agir preventivamente para não deixar que o seu bebê viva arrastando "seu amiguinho" por onde for.


Uma das táticas mais eficazes é impor horários apropriados para o uso dos desses objetos. Eles podem ser liberados na hora de dormir, quando a criança tem que se despedir dos pais, quando está triste e após algum tombo mais forte.

Nos outros momentos do dia, deixe o "amiguinho" em um lugar específico para que o bebê possa pegar, se precisar. (Fonte: Guia do Bebê)


Continue lendo