Cristãos do mundo inteiro celebram, nesta sexta-feira (2), a paixão e morte de Jesus Cristo, também conhecida como sexta-feira santa. Este dia é envolto de muita dor e crença para o fiéis, visto que marca o drama incomensurável da morte de Cristo no Calvário.
A data é de extrema importância para relembrar o que a Bíblia chama de "sacrifício perfeito”. No velho testamento, todos os pecados humanos precisavam ser castigados e, por isso, o sacrifício de um animal deveria refletir o arrependimento da pessoa que o oferecia, sinalizando estar disposto a mudar de vida. Quando Jesus Cristo se coloca a cruz, a crença cristã é que seu coração era tão puro que pagou todos os pecados do mundo, desde que nos arrependamos das nossas ações.
Homenageando a atitude santa e buscando a redenção de seus pecados, os fiéis, ao longo de toda quaresma, realizam a Via-Sacra como uma forma de meditar o caminho doloroso que Jesus percorreu até a crucifixão e morte na cruz.
Dentro da tradição da Igreja Católica, a sexta-feira santa, também conhecida como sexta-feira da Paixão, é um dia reservado para a prática da abstinência. Por isso, muitos fiéis optam pelo jejum ou comer apenas peixes, mas isso tem relação com a consciência e com aquilo em que cada um acredita.
Com informações do site Jovens Conectados.
*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.